Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

17/nov/2015
Encontro Arquidiocesano planeja novos rumos da Pastoral Afro-Brasileira

DSC_0012A Comissão de Articulação da Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana realizou, entre os dias 13 a 15 de novembro, um encontro, em Mariana, para avaliar o primeiro ano de articulação desta Pastoral na Arquidiocese e pensar os novos rumos para 2016.

Durante o encontro os participantes, vindos das cinco regiões pastorais, aprofundaram o debate sobre a Pastoral Afro, seu surgimento e sua metodologia. A particpação do padre José de Fátima, da Diocese de Caratinga, foi enriquecedora. Outro ponto trabalhado pelos presentes foi o protagonismo do povo negro na Igreja. Padre Wander Torres que conduziu as reflexões sobre essa temática.

Para Nivaldo Paulino Teodoro, de Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, essa é uma iniciativa muito rica. “Estamos reunidos para falar da inclusão da Pastoral Afro na Igreja e estou percebendo a importância desse encontro. Tivemos depoimentos de várias vertentes. E eu entendo que com isso o povo negro vai poder descobrir suas raízes, pois é na Igreja que tem essas coisas gravadas, uma vez que a nossa história é muito oral e a Igreja tem os seus registro. E nós, entrando para a pastoral, teremos uma chave para abrir essa porta para escrever a verdadeira história do negro”.

A proposta de articulação da Pastoral na Arquidiocese vem sendo construída de forma processual, relembra a coordenadora da Dimensão Sociopolítica, Bruna Monaliza. “Tivemos os encontros nas regiões e identificamos as pessoas que tinham interesse na Pastoral, para nós avaliarmo a possibilidade e disponibilidade das pessoas em abraçar essa causa. E esse encontro deixa para nós a necessidade da Pastoral. Estamos entendo a importância de sua consolidação. Pois a Pastoral Afro tende a nascer de um exercício onde as povo negro está percebendo a necessidade de se organizar”.

Primeiro Beato ex-escravo no Brasilmissa

Em sintonia com o povo de Três Pontas, no Sul de Minas, a Comissão de Articulação da Pastoral celebrou, em Ação de Graças, pela Beatificação de padre Francisco Victor que se tornou o primeiro Beato ex-escravo no Brasil no sábado (14). A missa foi presidida pelo assessor da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago Moreira.

Trabalhos em grupo

No domingo, os participantes se reuniram em grupos por região para avaliar a caminhada de 2015 e apontar os rumos para 2016. Foram definidas metas de organização de grupos de base, frentes de atuação da pastoral e o calendário de atividades para o próximo ano.

Ao final do encontro, foi aprovado um manifesto de apoio e solidariedade às famílias do Distrito de Bento Rodrigues/Mariana – MG, vítimas do rompimento da barragem de Fundão e Santarém.

Leia o manifesto.

   

Um Comentário para “Encontro Arquidiocesano planeja novos rumos da Pastoral Afro-Brasileira

  1. Pingback: 20 de novembro: Dia da Consciência Negra « Arquidiocese de Mariana

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *