A comissão pró-asfaltamento da MG-280 está organizando um Encontro Popular pró-asfaltamento MG-280 para a próxima quinta-feira, 21 de abril, em Senador Firmino. Este ato público vai iniciar às 13h, na Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, com explicações sobre os problemas causados pela falta do asfaltamento, entre Dores do Turvo e Alto Rio Doce (26 km) e de Paula Cândido ao trevo de Divinésia (14 km).
A fila do povo, uma caminhada e uma mistica na praça fazem parte da programação. Segundo o pároco de Dores do Turvo, padre Jorge Nato da Mata, esse ato é para chamar a atenção das autoridades. “Esse é um desejo antigo da comunidade. No tempo de chuva temos muitos problemas. Ficamos 3 meses sem ter ônibus”, explica.
Mais informações sobre o Encontro Popular pelo telefone (32) 3576-1124.
Entenda o caso
Desde de junho de 2015 as comunidades afetadas estão se organizando para tentarem resolver a situação do asfaltamento da MG-280, nos trechos que ligam Dores do Turvo/Alto Rio Doce e trevo de Divinésia/Paula Cândido.
Ambos os trechos são usados no transporte escolar em larga escala, várias são as linhas que se utilizam diariamente dessas vias. A rodovia, principalmente em períodos chuvosos, não oferece as devidas condições de trafego, impedindo a passagem dos veículos utilizados ou colocando em risco a integridade física de alunos e professores que as utilizam.
“Todo o nosso trabalho nasceu de uma iniciativa popular para conhecer a verdadeira realidade sobre a MG 280, de Viçosa a Alto Rio Doce. Alguns trechos já foram asfaltados, mas faltam 26 km de Dores do Turvo a Alto Rio Doce e 14 km do trevo de Divinésia a Paula Cândido”, afirma padre Jorge.
O primeiro evento organizado foi a audiência pública em Dores do Turvo, no dia 12 de junho de 2015, onde os padres, prefeitos, vereadores e representantes das paróquias de Alto Rio Doce, Cipotânea, dores do Turvo, Senador Firmino, Divinésia e Paula Cândido se reuniram. Como encaminhamento da 1ª audiência, ficou a criação da comissão pró asfalto da MG 280 e encaminhamentos para a licitação da obra.
Em outubro, mais de 600 pessoas participaram da 2ª audiência Pública, em Paulo Cândido. Reuniões com o secretário de governo, Odair Cunha, e o secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, e outra com a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, também foram realizadas.