Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

23/maio/2016
Equipe se prepara para o II Fórum da Pastoral da Criança e do Menor

pastoral-do-menor1No ano em que se completa 10 anos do falecimento de Dom Luciano, a Pastoral do Menor realizará o II Fórum da Pastoral da Criança e do Menor. Nos dias 11 a 13 de novembro, representantes dessa pastoral irão discutir sobre o tema “Identidade da Pastoral do Menor” e conversar sobre a situação da criança e do menor na Arquidiocese de Mariana.

Segundo o assessor da pastoral, padre Dário Chaves, o evento é muito importante para conscientizar as pessoas sobre o real papel do grupo hoje. “A pastoral é uma ação de Jesus Bom Pastor para que a partir da Igreja se possa prestar um serviço a sociedade com o objetivo de transformação, de promoção e defesa da vida das crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social”, afirma.

Dom Luciano foi o fundador da Pastoral do Menor no Brasil e na Arquidiocese de Mariana, e deixou um legado de lutas e conquistas em defesa das crianças e adolescentes, que serão recordadas e reforçadas no Fórum. Assim, a iniciativa foi proposta e decidida na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), dia 12 de maio, e tem como expectativa receber 150 participantes de todas as pastorais sociais

Primeiro Fórum

Em 2009, a cidade de Barbacena acolheu o I Fórum em nível arquidiocesano. Diversos padres participaram do evento e o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, também marcou presença. Na oportunidade, questões sobre a Conjuntura Nacional e Regional e a situação das pastorais nas cinco regiões foram discutidas, além da abordagem ampliada do tema “As Pastorais da criança e do menor, mesma missão, com identidade próprias, a serviço da vida e da esperança”.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *