Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

A Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Francisco sobre a família, “Amoris laetitia”, foi objeto de estudo da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) dessa quinta-feira, 12 de maio, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana.

Durante a conversa, a estrutura do documento foi apresentada pelo casal que coordena a Pastoral Familiar, Maria Aparecida Teixeira e Euro Teixeira, e o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, realizou um estudo do capítulo 8.

DSC_0269O Papa começa o documento com uma palavra de ânimo. E no capítulo 8 ele fala de questões complexas, que exigem da Igreja uma postura de misericórdia”, afirma Dom Geraldo.

Amoris laetitia” é um texto de nove capítulos no qual o Santo Padre recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015 citando anteriores documentos papais, contributos de conferências episcopais e de várias personalidades. Dom Geraldo participou do Sínodo de 2015. Em sua fala, ele lembrou o Papa Francisco.

O Sínodo não é um parlamento, o Sínodo é um momento eclesial, onde atua o Espírito Santo.O Sínodo não fala para a Igreja, por isso não há documento do Sínodo, o Sínodo fala ao Papa, o Papa quer se pronunciar, mas antes ele quer ouvir os seus irmãos episcopais, por isso ele fica lá o tempo todo, acompanhando todas as seções. Todo o material é entregue em suas mãos, para que depois de ouvir a todos o Papa possa se pronunciar, por isso o documento se chama Exortação Apostólica pós-Sinodal”, disse o arcebispo.

Juventude

O Projeto de Evangelização da Juventude também foi um dos assuntos pautados na reunião. Os resultados do Encontro das Juventudes, realizado no dia 30 de abril, em Passagem de Mariana, foram apresentados. Sugestões para o Jubileu da Juventude, que será promovido no dia 31 de julho, em Mariana, também foram pontuadas.

O próximo passo da equipe de preparação do projeto da juventude é uma reunião no dia 21 de maio, onde o grupo vai trabalhar as questões apresentadas no encontro e na reunião do CAP.

Dimensão Sociopolítica

O coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, explicou os avanços no processo de preparação para o VI Fórum Social pela Vida, que será realizado entre os dias 27 a 30 de outubro em Conselheiro Lafaiete.

Em seguida, ele apresentou os possíveis nomes para a composição da comissão arquidiocesana de Meio Ambiente. Essa comissão será compostas por padres e leigos, totalizando 15 pessoas.

Uma avaliação sobre a XXVI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras também foi realizada durante a reunião.

Outros assuntos como o II Fórum da Pastoral do Menor, o Ano Sacerdotal, os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e da Pastoral Carcerária também foram pontos da reunião do CAP.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *