Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

Com o objetivo conhecer a realidade da juventude na Arquidiocese de Mariana e levantar pontos e ideias para a construção do Projeto de Evangelização da juventude foi realizado no sábado, 30 de abril, em Passagem de Mariana, o Encontro Arquidiocesano de Evangelização das Juventudes.

DSC_1725O encontro que reuniu cerca 60 participantes, vindos das cinco regiões pastorais, começou com um resgate histórico da participação da juventude na Arquidiocese. Segundo padre Geraldo Martins, os jovens começaram a se organizar na década de 70, com os movimentos. “Em 1988 foi criada a Pastoral da Juventude e um tempo depois surgiu os movimentos ligados a Renovação Carismática e o Ministério Universidade Renovadas”, conta.

Os participantes também conhecerem um pouco das respostas dos questionários enviados as paróquias, onde puderam realizar uma análise dos dados. Ao todo 50 paróquias responderam as perguntas.

Para Fabrício Magri, de Barbacena, as respostas desse questionário são de grande importância. “Nós não evangelizamos aquilo que não conhecemos, então é importante conhecer a nossa realidade, conhecer aquilo que já vem sendo feito, para que a gente possa avançar e melhorar naquilo que se pretende fazer. E o projeto tem o objetivo de congregar os diversos movimentos, pastorais e expressões existentes. Pois juntos podemos fazer muito mais, além de servir como um norte para que esses grupos possam falar a mesmas língua”, ressalta.

Documento da CNBB

Os principais pontos do documento 85 da CNBB que trata da Evangelização da Juventude, também, foi estudado no encontro.

A importância de estudar esse documento está no fato de nós sermos fieis aquilo que a Igreja nos pede, as orientações que a Igreja nos da. O principio da unidade é o principio de que, de fato, a gente caminhe da forma que precisamos caminhar. Porque se os bispos da reuniram e discutiram para apresentar esse estudo para Igreja, é para esse material nos dar suporte, ou seja, ser um subsidio, que nos auxilie na nossa ação. As vezes nós queremos criar a roda sozinha, mas na verdade ela já foi criada, nós só precisamos utilizar a roda e fazer com que as coisas aconteçam. Então estudar esse documento é uma forma de conseguirmos alcançar o objetivo da evangelização com mais propriedade”, afirma DSC_1782Luan Carlos de Oliveira.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para debater sobre o projeto. As sugestões apresentadas serão utilizadas durante o processo de sua criação.

Jubileu da Juventude

Outro momento dedicado a juventude na Arquidiocese de Mariana será o Jubileu da Juventude programado para o dia 31 de julho, em Marina.

Durante o Jubileu será lançado a primeira versão desse projeto. “A proposta é que ele seja estudado pelos grupos de base da Arquidiocese e só depois venha a se tornar o projeto final. A participação é fundamental nesse processo”, explica padre Geraldo.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *