Visando melhorar a dinamicidade das informações e notícias geradas diariamente pela Arquidiocese de Mariana, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM) elaborou alguns critérios para envio de material jornalístico com o intuito de padronizar e aperfeiçoar o fluxo dessas informações nos veículos de comunicação arquidiocesanos. Este conteúdo já foi enviado, via correspondência, para todos os padres da Arquidiocese.
Tais informações servem de apoio para aquelas pessoas que se comprometem em colaborar com o DACOM e desejam que as notícias de sua comunidade, paróquia e/ou Região figurem regularmente na página da Arquidiocese na internet ou que sejam veiculadas no jornal Pastoral. Estas orientações são necessárias para que o esforço desse trabalho favoreça a nova evangelização: aquela que chega ao católico distante ou, talvez mais importante, àquele que esteja fora da Igreja.
Com isso, criaremos uma espécie de rede, com colaboradores, aos quais chamaremos de comunicadores paroquiais. Estes comunicadores terão o papel de fazer figurar e, consequentemente, veicular o grande conteúdo de informação gerado pelas centenas de paróquias e comunidades que compreende nossa Arquidiocese.
É de responsabilidade da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Mariana eliminar o noticiário do previsível, dos relatórios de reuniões, do personalismo e mostrar o verdadeiro rosto da Igreja. Para isso, nossos profissionais darão ao texto e demais materiais o tratamento adequado.
Este é um acordo firmado entre o DACOM e os comunicadores paroquiais, colaboradores, assessores, membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) e secretárias(os) que exercem estas funções nas comunidades e paróquias.
O que queremos com estes critérios?
É importante saber que estas orientações não devem ser vistas como obstáculos que possam inibir ou impedir que as informações provenientes de uma comunidade, paróquia, etc, cheguem ao Departamento de Comunicação. Pelo contrário, elas visam o melhor tratamento para que sejam bem compreendidas pelo leitor.
Portanto, estes critérios servem para facilitar e padronizar a redação, fazendo com que o leitor possa entender de forma clara e objetiva a informação que aquela notícia traz. Além disso, fornecerá elementos que darão uma característica típica adotada dentro dos principais meios de comunicação que visam a clareza e qualidade do conteúdo jornalístico.
Clique aqui para ter acesso ao texto com os critérios, orientações e normas para o envio de notícias, textos e fotos, que sejam disponibilizados no site da Arquidiocese de Mariana e jornal Pastoral.