Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

02/ago/2013
Dimensão Litúrgica lança novo volume da coleção “Celebrando o Cristo na vida do povo”

Terceiro Caderno de formação para Ministros da Palavra e agentes da pastoral litúrgica

Seguindo as orientações do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e dando continuidade aos trabalhos de implementação do Ministério da Palavra e formação litúrgica das comunidades da Arquidiocese de Mariana, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia apresenta o subsídio litúrgico “Sacrosanctum Concilium – Um novo olhar sobre a Liturgia da Igreja”, terceiro volume da coleção “Celebrando o Cristo na vida do povo”.

Este fascículo visa implementar o estudo da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, a Sacrosanctum Concilium (SC), neste ano em que ela completa 50 anos de promulgação.

Assim dispõe a Sacrosanctum Concilium 14: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas que a própria natureza da Liturgia exige e que é, por força do Batismo, um direito e um dever do povo cristão, ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido” (1 Ped. 2,9; cfr. 2, 4-5).

Dentro desta linha de formação, acolhendo as preciosas contribuições da SC, o material apresentado oferece a oportunidade de um estudo mais aprofundado acerca da natureza da liturgia.  Eis a temática dos capítulos: Capítulo Primeiro: Liturgia do Coração e Liturgia da Igreja, Capítulo Segundo: A vida litúrgico-profética de Jesus, Capítulo Terceiro: Estrutura da Constituição Conciliar SC, Capítulo Quarto: A celebração litúrgica do agir de Deus na história e o Anexo: Processo de redação a aprovação da Constituição.

“Incentive-se o estudo deste subsídio nas paróquias, comunidades, nas diversas reuniões de equipes de liturgia e nos grupos de formação paroquial para o Ministério da Palavra. Que o estudo deste material estimule as pessoas, grupos e comunidades a uma melhor compreensão, uma nova mentalidade e um novo agir que resulte de fato em participação mais consciente e ativa na  sagrada Liturgia”, disse o assessor da Dimensão, padre Geraldo Buziani.

Adquira seu exemplar (R$ 2,50) na sua paróquia ou através do Centro de Pastoral de sua região e aproveite bem este valioso material de estudo. “Continuamos contando com o empenho e a participação de todos nesse projeto”, concluiu.

 

Confira a apresentação do Caderno de Formação feita pelo arcebispo metropolitano

Na comemoração do Jubileu de Ouro da promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, primeiro documento do Concílio Vaticano II, a Arquidiocese de Mariana publica esse precioso subsídio pastoral.

Esse “novo olhar sobre a Liturgia da Igreja” permitirá especialmente aos agentes da pastoral litúrgica e aos ministros da Palavra penetrarem, de maneira sistemática e com grande profundidade, no mistério que celebramos na Sagrada Liturgia. Sem pretender apresentar uma definição acadêmica ou didática sobre a Liturgia, a Sacrosanctum Concilium, de forma magisterial ensina-nos que “a Liturgia é o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realiza-se a santificação do ser humano; e é exercido o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, Cabeça e membros” (SC 7).

É bom sempre recordar que “toda celebração litúrgica como obra de Cristo sacerdote e de seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” (SC 7).

Com o Vaticano II, soprou um vento renovador em toda a Igreja. O Povo de Deus experimentou a atmosfera alegre e vibrante de um novo Pentecostes. A Constituição sobre a Sagrada Liturgia abriu caminhos novos para a vida litúrgica e mesmo para toda a vida eclesial. Por ocasião do 25.º aniversário da SC, o Papa João Paulo II, em sua Carta Apostólica Vicesimus Quintus Annus assim se expressa: “A renovação litúrgica é o fruto mais visível de toda a obra conciliar. Para muitos, a mensagem do Concílio Vaticano II foi percebida antes de tudo por meio da reforma litúrgica” (VQA, 12).

Por intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, Padroeiros de nossa Arquidiocese, imploro ao Espírito de Deus que, “com um novo olhar sobre a Liturgia da Igreja”, possamos sempre mais traduzir em nossa vida o que celebramos na fé.

Mariana, 31 de maio de 2013

+Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo Metropolitano

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *