Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

Dentro das comemorações dos 270 anos da Arquidiocese de Mariana foi realizada uma celebração pelos 270 anos de criação da diocese na Catedral da Sé, em Mariana, nesse sábado, 5 de dezembro. Em seguida o livro “Sé de Mariana: Momento de fé, devoção e arte” foi lançado e uma palestra sobre o mesmo tema, foi ministrada pelo diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, professor Roque Camêllo.

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, escreveu o prefácio e o capítulo do livro sobre os Bispos e Arcebispos de 1745 a 2015. O segundo capítulo, a historiografia, é de autoria da historiadora Adalgisa Arantes Campos. A terceira parte, “Catedral de Mariana: Uma leitura litúrgico-teológica do espaço de culto” foi desenvolvida pelo padre Geraldo Dias Buziani.

Como salienta Dom Geraldo, “foi o Conde de Assumar quem propôs a criação de uma diocese em Minas Gerais e outra em São Paulo, em carta enviada ao rei de Portugal, em 1720. “Somente em 1745, pela bula Candor lucis aeternae, o Papa Bento XIV criou a diocese de Mariana juntamente com a de São Paulo e as prelazias de Goiás e Cuiabá. Assim se instalaram as novas circunscrições religiosas desmembradas do Rio de Janeiro”, explica.

Além do arcebispo de Mariana e do diretor da Fundação, professor Roque Camêllo, participaram da cerimônia Edvaldo Campos Andrade, secretário de governo e representante do prefeito de Mariana, Duarte Júnior, Antônio Marcos de Freitas, presidente da Câmara Municipal, Dr. Ângelo Osvaldo de Araújo, secretário do estado da cultura de Minas Gerais e representante do governador, Fernando Pimentel, padre Giovane Marques, coordenador dos programa religiosos da TV Horizonte e representante da Arquidiocese de Belo Horizonte e Cláudia Siqueira, diretora da TV Horizonte.

DSC_0393“O lançamento do livro é uma obra que enriquece, certamente, pela beleza, pelas fotografias, enriqueci muito pelas informações sobre a Catedral e todo os seus pormenores artísticos, culturais e religiosos. E a coincidência de fazer o lançamento do livro nas comemorações dos 270 anos foi exatamente para se tornar um fato marcante em nossa história”, disse Dom Geraldo.

TV Horizonte em Mariana 

Ainda na solenidade, foi lançado o canal repetidor da TV Horizonte, em Mariana, que poderá ser sintonizado, em toda a cidade, no canal 49 (UHF). “A chegada do sinal da TV Horizonte foi um presente para os 270 anos da diocese e isso mostra que embora tão antiga a Igreja não fica velha, porque ela traz dentro de si a força do Espírito, que sempre a renova e a mantém sempre jovem no exercício de sua missão. A Igreja precisa de usar de todos os meios, os meios modernos de comunicação, para colocar tudo isso a serviço do evangelho”, afirma Dom Geraldo.

Leia na íntegra a homilia de Dom Geraldo.