A Arquidiocese de Mariana e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, nesta segunda-feira, 16 de novembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana. Durante a conversa foi apresentada a pauta emergencial elaborada pela Arquidiocese e o MAB, que inclui moradia digna, verba de manutenção e a reconstrução das comunidades.
Os impactos já verificados pelo acidente e a importância da participação dos atingidos em todo o processo também foram assuntos do encontro. “Precisamos de uma participação plena dos atingidos sobre o que será de seu futuro”, disse Joceli Andrioli, da coordenação do MAB.
Segundo Patrus eles vão trabalhar no curto prazo com atendimentos a essas famílias e comunidades que foram diretamente atingidas. “Vamos ter que pensar também em ações mais estruturadas, inclusive no sentido de prevenirmos, para que não ocorra novas tragédias como essa em Minas e no Brasil”, ressaltou.
Ao final da reunião, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, esteve presente e reconheceu a importância do trabalho do Movimento e da Arquidiocese. As entidades reforçaram a importância de se construir uma mesa que unifique o processo de negociação entre empresa, esferas do poder público e os atingidos.
Com informações do MAB
Para fazer observações ou atualizar informações no site, envie um e-mail detalhando sua observação ou atualização para:
Obrigado pela sua colaboração.