A equipe de articulação da Pastoral Afro-Brasileira na Arquidiocese de Mariana publica nota de esclarecimento sobre o Encontro Arquidiocesano que será realizado entre os dias 13 a 15 de novembro. Leia a nota na integra:
Nota de Esclarecimento sobre o Encontro Arquidiocesano da Pastoral Afro-brasileira
Vimos por meio desta, esclarecer que o Encontro Arquidiocesano da Pastoral Afro-Brasileira está confirmado para o período de 13 a 15 de novembro de 2015 na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria no Distrito de Antônio Pereira em Mariana. Temos recebido vários questionamentos sobre a possibilidade do rompimento de outra barragem (Germano) que está acima da barragem que se rompeu. Porém é importante esclarecer o seguinte:
1 – A barragem de rejeitos de Germano está acima da barragem que se rompeu e numa possibilidade de estourar, as lamas seguiriam o mesmo percurso feito pela lama da barragem estourada, neste caso, não atingiria a Comunidade de Antônio Pereira que está em rota diferente, estando cima das barragens em foco.
2 – As últimas notícias da mídia sobre tremores sísmicos em Mariana querem tirar o foco dos verdadeiros culpados pela tragédia e culpar a natureza. É importante mantermos o foco nos verdadeiros culpados pela tragédia que são as empresas mineradoras, em especial, a SAMARCO;
3 – Na quinta-feira, dia 12/11, haverá uma caminhada pela vida em defesa das famílias atingidas a partir das 16h e os/as inscritos/as para o encontro da PAB são convidados a irem mais cedo para Mariana. Negociamos na Casa de Retiro e podemos nos hospedar na quinta-feira (12), aumentando uma diária na hospedagem (10,00). Quem puder, venha caminhar e lutar com a gente.
4 – Durante o encontro da PAB, vamos fazer um gesto concreto em relação à tragédia ocorrida com as famílias atingidas de Bento Rodrigues. Tal gesto será discutido durante o encontro conforme a programação já encaminhada.
5 – Assim esclarecido, contamos com a presença e participação dos/as representantes de todas as regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana para o Encontro de Articulação da Pastoral Afro-Brasileira no próximo final de semana em Mariana/Antônio Pereira.
“Então clamamos ao Senhor, o Deus dos nossos antepassados, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu o nosso sofrimento, a nossa fadiga e a opressão que sofríamos. (Dt, 26:7)”
Maria José