Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, os padres Marcelo Moreira Santiago e Paulo Barbosa, festejam seus 20 anos de vida dedicados ao sacerdócio. Padre Marcelo, coordenador arquidiocesano de pastoral e pároco da paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, celebra missa na Matriz do Pilar a partir das 19 horas. Igual comemoração será realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, paróquia cujo pároco é o padre Paulo Barbosa.
Padre Marcelo Moreira Santiago nasceu em Barbacena a 20 de dezembro de 1965, filho de José Santiago, já falecido, e de Geralda Moreira Santiago. É o mais velho de oito irmãos. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário São José, de Mariana, e foi ordenado sacerdote a no dia 6 de janeiro de 1990. Trabalhou na paróquia de Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rio de Minas e, logo após, a pedido de dom Luciano Mendes de Almeida, transferido para Mariana, inicialmente trabalhando como formador e professor da Comunidade Vocacional do Ensino Médio e depois no Instituto de Filosofia do Seminário São José (Seminário Maior), onde permaneceu por oito anos, sendo seis como seu diretor. Neste período, trabalhou como administrador paroquial em Padre Viegas, na paróquia de Cachoeira do B rumado e, por dois anos, foi vigário episcopal da Região de Mariana Norte, coordenando os trabalhos pastorais da Região abrangida por Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais. Em períodos de vacância, ocupou as paróquias de Cristo Rei e Santa Efigênia, em Ouro Preto. Foi, por dois anos, presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos Brasileiros) – Leste II.
Em agosto de 2001 foi para a Itália onde fez mestrado em Teologia Moral e Bioética, na Pontifícia Academia Alfonsiana, ligada à Universidade Lataranense de Roma. Ao retornar ao Brasil, em setembro de 2003 assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, a paróquia de Santa Efigênia em Ouro Preto e passou a lecionar Teologia Moral e Bioética no Instituto de Teologia do Seminário de Mariana. Em 2005, voltou a assumir a função de vigário episcopal da Região Mariana Norte.
Durante a enfermidade de dom Luciano, foi nomeado vigário geral e, com o seu falecimento, foi eleito pelo Conselho de Consultores da Arquidiocese administrador diocesano, função que exerceu por 11 meses até a nomeação do novo arcebispo, dom Geraldo Lyrio. Neste período, organizou as festas de posse do novo arcebispo. Continua, por confirmação de dom Geraldo, na coordenação arquidiocesana de pastoral, com as seguintes funções: Conselho Arquidiocesano Pastoral, Secretário do Conselho Arquidiocesano para Assuntos Econômicos, Conselho de Consultores, Conselho Presbiteral, Equipe de Formadores da Escola Diaconal São Lourenço e presidente do Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação. É membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Aos que o conheceram, o padre Marcelo demonstra capacidade de liderança e de convívio, alicerçado em humanismo e transparente vocação para servir. No dia 27 de fevereiro de 2009 foi nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, assumindo a paróquia no dia 28 de abril.
Padre Paulo Barbosa, conhecido carinhosamente por muitos como padre Paulinho é o mais novo irmão dos três padres filho de Terezinha Barbosa e Amantino Barbosa, nasceu aos treze dias do mês de novembro de 1964, em Capela Nova, Minas Gerais.
Cursou o primário em Barbacena, ingressando no seminário em Mariana com apenas 12 anos de idade (1978).
Foi ordenado presbítero no dia 6 de janeiro de 1990, em Barbacena. Foi Atuou como vigário paroquial na cidade de Ouro Branco por um período de dois anos. Foi pároco na cidade de Entre Rios de Minas de 1991 a 1993.
Retornou a Mariana no ano de 1993 para o seminário, como professor de Cosmologia Filosófica, até o ano de 1996.
No dia 23 de outubro de 1993 assumiu a paróquia Nossa Senhora Assunção, em Mariana, por onde foi como pároco até agosto de 2009.
Exerceu as funções de: Secretário de Pastoral da Arquidiocese de Mariana de 1995 a 2002, Representante Regional da Comunicação na Região Mariana Norte de 1994 a 1995, Vigário Forâneo da Forania de Mariana de 1998 a 1999 e Representante dos Presbíteros de 2001 a 2003.
Atualmente é assessor da Pastoral Carcerária e da Dimensão Sociopolítica na Arquidiocese. Padre Paulo foi nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, no dia 29 de junho de 2009, tomando posse no dia 28 de agosto do mesmo ano.