Está sendo promovido, em Congonhas, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o encontro de formação permanente para padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana. O encontro, que tem como foco questões bioéticas, teve início nessa segunda-feira, 16 de novembro, e se estende até quarta-feira, 18.
Participam da formação 26 padres, 3 diáconos, o arcebispos de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e o arcebispo de Diamantina, Dom João Bosco Oliver de Faria, que assessora esse encontro e é doutor em Teologia Moral.
Entre os assuntos tratados estão: a sacralidade da vida humana, o projeto genoma humano e seus desdobramentos, o planejamento familiar, situações como o aborto direto, indireto e de crianças anencéfalas.
Segundo padre Marcelo Santiago, representante dos presbíteros, o encontro, muito intuitivo, tem apresentado com clareza os fundamentos teológicos e antropológicos, e disciplinam a ética cristã e assuntos tão pertinentes quanto complexos. “O enfoque tem sido o de ajudar os presbíteros e diáconos na lida pastoral para orientar os fieis segundo os ensinamentos da fé Cristã”.