Com o objetivo de dar unidade à ação evangelizadora da juventude, assegurando a comunhão e a participação dos jovens na construção do Reino de Deus a Arquidiocese de Mariana está preparando um Projeto de Evangelização da Juventude.
Umas das etapas do processo de elaboração desse projeto é o Encontro das Juventudes, que vai reunir os jovens das paróquias que responderam ao questionário enviado no ano passado. Esse encontro, que vem sendo organizado junto aos grupos de jovens presentes na arquidiocese, será realizado no dia 31 de abril, em Mariana.
Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, esse encontro será dividido em três momentos. “O primeiro momento será dedicado à leitura e análise das respostas ao questionário. Em seguida, serão apresentadas as principais ideias do documento 85 da CNBB que trata da Evangelização da Juventude. No terceiro momento, os jovens apresentarão sugestões para o conteúdo do projeto de evangelização da juventude para nossa arquidiocese. Discutiremos também a programação do jubileu da juventude, que será realizado no dia 31 de julho, em Mariana”, explica.
Fábio Silva, que faz parte da assessoria da Pastoral da Juventude do Regional Leste 2 e vem acompanhado esse processo, espera que esse seja mais um capítulo lindo da evangelização das juventudes da Arquidiocese de Mariana. “Que com diálogo e respeito por cada expressão juvenil consigamos construir um projeto que atenda e convide a todos a viver a comunhão e a participação em nossa Igreja particular respeitando e possibilitando o protagonismo juvenil. Com os olhos sempre voltados para os exemplos de Cristo que acolhamos a todos para juntos construir a Civilização do amor, numa terra onde todos tenham vida e a tenham em abundância”, afirma
Jubileu da Juventude
Outro momento dedicado a juventude na Arquidiocese de Mariana será o Jubileu da Juventude programado para o dia 31 de julho, em Marina. “Celebrar, com os jovens, a misericórdia de Deus, em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que se realizará nesse período em Cracóvia, na Polônia. Será um dia de festa em que pretendemos reunir milhares de jovens e mostrar para nossa arquidiocese e para a sociedade a força da fé de nossa juventude”, ressalta padre Geraldo.