A Campanha da Fraternidade 2016 (CF) será oficialmente lançada na Arquidiocese de Mariana na próxima quarta-feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, às 19h, na Praça a Sé, em Mariana. A missa de abertura, com imposição das cinzas, será presidida pelo arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), a Campanha da Fraternidade deste ano será Ecumênica.
A CF, que está sendo realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), acontece em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”, que visa o aprofundamento, com a sociedade, de questões como o saneamento básico, a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
A comissão organizadora da Campanha da Fraternidade deste ano produziu diferentes subsídios, para crianças, jovens e adultos, cujo manual é dividido em temáticas. Além da oração, hino, apresentação e texto-base, são propostos onze encontros, com abordagens específicas, de acordo com os diferentes públicos.
Para adquirir o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 acesse: www.edicoescnbb.com.br/cfe2016. O texto-base está organizado em cinco partes, a partir do método “ver, julgar e agir”.
Na Arquidiocese de Mariana vários eventos, como o Fórum Social pela Vida e o Encontro de Mulheres, vão debater sobre a temática da Campanha ao longo do ano.