O 10° Encontrão dos Grupos de Reflexão da Região Norte reuniu, com muita animação, mais de 800 pessoas na Escola Estadual Mares Guia, em Barão de Cocais, no último domingo, 27 de setembro. A paróquia São José foi a responsável por organizar e colocar em prática todas as atividades proposta para o encontro.
Segundo a coordenadora da iniciativa, Margaretti Santiago Bretas Deniz, para produzir o encontrão foi necessário a realização de reuniões durante um mês, na qual foram escolhidos os representantes de cada setor (cozinha, acolhida, limpeza, entre outros). “A maioria dos alimentos que usamos no encontro foram ofertados durante as celebrações, então toda a organização foi muito tranquila, cada um fazendo um pouco”, explica Margaretti.
O padre Ronaldo da Silva Miranda celebrou a missa de abertura do encontrão juntamente com os padres presentes, trazendo uma homilia conjunta que engrandeceu ainda mais as discussões. O padre José Afonso também contribuiu com a conversa apontando questões sobre os ensinamentos do Papa Francisco e da importância do papel do leigo(a) na sociedade cristã. Reforçando essa ideia, ainda, foi trabalhado o “Documento 107” com o intuito de incrementar o conhecimento dos grupos de reflexão.
De acordo com o assessor regional da CEBs, padre Luiz Faustino, o 10° Encontrão foi bastante proveitoso e conseguiu atingir o objetivo de motivar os grupos a continuarem com os seus projetos de forma animada e transformadora. O dia festivo terminou com o sorteio de brindes doados pelas paróquias e com a exposição dos roteiros de reflexão dos últimos 40 anos, dando destaque para a Arquidiocese de Mariana que produz há 20 anos os seus próprios roteiros.