Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

18/jun/2015
PJ visita paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado

pj_arquidiocese_mariana

A Pastoral da Juventude (PJ), da Arquidiocese de Mariana, está realizando visitas em diversas comunidades da Região Pastoral Mariana Norte. No último domingo, dia 14 de junho, foi à vez da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado, receber os coordenadores da PJ. No mês de maio, as paróquias de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, receberam a visita.

Durante o encontro os participantes compartilharam momentos de oração e reflexão. Além de falaram da atuação dos jovens na comunidade e conhecerem um pouco mais sobre a PJ.  Uma discussão sobre a redução da maioridade penal e a celebração da missa também fizeram parte da programação.

Visitas na Região Norte

As visitas, iniciadas no mês de maio, têm como objetivo realizar um levantamento sobre a realidade dos jovens da Região Norte. Durante os encontros os participantes estão conhecendo o que é a Pastoral da Juventude e qual é a sua identidade. A vice-coordenadora da PJ na Região Norte, Ana Amélia Vieira, comenta que no encontro de Cachoeira do Brumado eles também falaram sobre campanha contra o extermínio de jovens e a bandeira ‘diga não a redução da maioridade penal! ’.

Como fruto desses encontros os agentes da PJ estão produzindo um relatório, fundamentando em três perguntas, feitas aos participantes dos encontros, que são: “A juventude na sua comunidade, atua em quais grupos?”, “Quais os desafios enfrentados pela juventude na sua comunidade?” e “Quais as sugestões para superar os desafios observados?”. Segundo Ana Amélia, com estes questionamentos, pretende-se aproximar a Pastoral da Juventude ainda mais das pessoas e, principalmente, dos jovens.