Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

27/mar/2015
Sindicatos e pastorais sociais se mobilizam em defesa do emprego e estabilidade

Congonhas está se mobilizando em defesa do emprego e estabilidade do trabalho, na região dos operários.  Com a crise, que atinge a todos, a cidade se preocupa com a situação instável dos trabalhadores e famílias. Muitos já foram demitidos de maneira desordenada pelas empresas da região (VALE, CSN, FERROUS, NAMISA, FERRO MAIS, GERDAU)  e terceirizados. Estes são a grande maioria dos desempregados. Dependem das benesses da grande empresa, não têm muitas garantias trabalhistas.

Muitos trabalhadores constituíram famílias ou relacionamentos amororos, gerando filhos e novas famílias sem as condições adequadas para a vivência e segurança dos lares. Hoje se soma o problema do desemprego, da moradia encarecida nos aluguéis, da situação alimentar e das contas altas de energia, água e demais dependências dos cidadãos.

este contexto de insegurança,  os movimentos sociais, sindicatos  e  as pastorais sociais estão organizando um SEMINÁRIO PELA EMPREGABILIDADE E DIREITOS  adquiridos nos últimos anos.  O Seminário será no dia 18 de abril, no Sindicato Metabase, em Congonhas, no horário de 13h às 17h.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2015, a Dimensão Sociopolítica da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Congonhas, também se une nessa organização em favor da vida do povo local e de todos que são envolvidos direta ou indiretamente com a crise econômica. O pensamento é que as empresas ganharam muitos lucros com a crise de 2008-2009, retiveram vultosos lucros com a venda do minério e, por isso, não se justifica ética e mesmo economicamente qualquer demissão e pressão sobre os trabalhadores.