Como resposta ao levantamento feito em 2015 sobre a evangelização da juventude na Arquidiocese de Mariana, o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, e o assessor da Pastoral da Juventude, padre Wander Torres, se reuniram com representantes de grupos e movimentos de jovens nessa quinta-feira, 22 de janeiro, com o objetivo de tomar conhecimento das respostas aos questionários enviados às paróquias. O encontro, realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, também teve como proposta dar início ao processo de elaboração do plano de trabalho para a evangelização da juventude.
De acordo com padre Geraldo, ainda não foi possível fazer uma análise dos dados contidos no questionário. “A sistematização dos dados e sua leitura serão feitas por um membro da equipe. O resultado será apresentado na próxima reunião da equipe, em março”, explica.
Além da leitura dos dados, a equipe pretende apresentar ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), em fevereiro, uma proposta de ação para articular os jovens da Arquidiocese. “Aprovada pelo CAP, divulgaremos para toda a Arquidiocese. Posso adiantar, no entanto, duas coisas. Primeiro, queremos fazer do Jubileu da Juventude, aprovado pela assembleia do ano passado para ser celebrado em nível arquidiocesano, um momento especial para propor um trabalho de evangelização da juventude. A data do jubileu, em local a ser definido, está confirmada para 31 de julho. Segundo, nosso desejo é construir um projeto de evangelização das juventudes de forma a envolver o máximo de atores possível”, conta o coordenador.
A Arquidiocese de Mariana propõe atividades direcionadas à juventude para que, de maneira articulada e organizada, os jovens possam fazer a diferença na Igreja e na sociedade tendo a oportunidade do protagonismo na construção da civilização do amor.