Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

10/jul/2015
“Seminaristas são chamados a ser protagonistas da missão”, diz secretário geral da União Missionária em mensagem aos congressistas

O secretário geral da Pontifícia União Missionária (PUM), padre Vito Del Prete, enviou mensagem saudando os participantes do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, aberto nesta quinta-feira, 9, em Belo Horizonte, no auditório do Museu da PUC-Minas. O secretário disse que sua mensagem é sinal de confiança e esperança nos seminaristas, “chamados a ser os protagonistas da missão continental e universal”.

Padre Vito encoraja os seminaristas a “estarem em contínuo aprendizado” a fim de que tenham os mesmos sentimentos de Cristo. Sugere, ainda, que devem “rezar, compreender o amor e o sonho de Deus” para serem capazes de compreender “a dor e as alegrias” dos pobres e excluídos.

O Congresso Missionário reúne 268 seminaristas das dioceses de todo o país e discute o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”. As palavras do papa Francisco “Ide sem medo para servir” foram tomadas como lema do Congresso, que é patrocinado pelas Pontifícias Obras Missionárias, cinco anos depois do primeiro encontro realizado em Brasília (DF).

Para o secretário geral da PUM, que reside em Roma, os seminaristas não precisam ter medo de ser servos e testemunhas do mistério de libertação. “Esforcem-se para criar um novo mundo, para orientar as transformações planetárias de nossa época, par derrotar a marginalização, a pobreza, a migração, as muitas formas de violência, guerras e todo atentado contra a vida e a dignidade da pessoa humana”, aconselha padre Vito.

O Congresso termina o domingo, 12, com uma peregrinação dos congressistas ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté (MG). No local, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá a missa de encerramento do Congresso.

Fonte: POM

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *