A equipe de redação do texto base do Projeto de Evangelização das Juventudes se reuniu no último sábado, 21 de maio, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, para definir a estrutura do material. Com o objetivo de dar unidade à ação evangelizadora da juventude, assegurando a comunhão e a participação dos jovens na construção do Reino de Deus, este texto será apresentado no dia 31 de julho, durante o Jubileu da Juventude.
“Iremos utilizar o método do ver, julgar e agir. Na reunião de hoje estabelecemos algumas linhas e já marcamos a data da reunião para revisar o texto”, explicou padre Thiago José Gomes.
Etapas de elaboração
Um dos primeiros passos no processo de elaboração do projeto foi um levantamento sobre a realidade dos jovens na Arquidiocese, onde as paróquias responderam um questionário sobre o trabalho desenvolvido em suas comunidades.
As respostas desse levantamento foram apresentadas no Encontro Arquidiocesano de Evangelização das Juventudes, promovido no dia 30 de abril, em Passagem de Mariana. Durante esse encontro, os participantes também puderam sugerir outros pontos para o projeto.
Agora a equipe de redação vai reunir todas as informações apresentadas. O documento 85 da CNBB, que trata da Evangelização da Juventude, vai guiar as pistas de ação do projeto arquidiocesano.
Jubileu
Outro ponto da pauta foi o Jubileu da Juventude. Programado para o dia 31 de julho, em Mariana, esse evento, que acontece em sintomia com o Ano da Misericórdia, pretende reunir todas as expressões de juventudes da Arquidiocese.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” será a temática da celebração. “Como o Jubileu acontece no dia do encerramento da Jornada Mundial da Juventude, teremos o mesmo tema que o Papa escolheu para a JMJ”, disse padre Thiago.