A cidade de Urucânia, Região Pastoral Mariana Leste, está se preparando para uma nova e rica experiência de fé. No dia 1° de maio, a paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso vai receber, em comunhão a XXVI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, o Jubileu dos Trabalhadores e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
A cidade acolhe a Romaria pela terceira vez e já possui equipes de organização atuando para a realização do evento. Em sua maioria jovem, os colaboradores foram divididos em áreas de apoio, como acolhida, liturgia, cozinha, entre outras. A participação da juventude na romaria é destacada pelo pároco, padre Dário Chaves que, de acordo com ele, é bastante atuante na comunidade.
Com a expectativa de mais de 3.000 fiéis, a concentração para receber a imagem peregrina e dar inicio a caminhada será no “Lavador do Nem”, ponto de encontro da comunidade, às 7h. Seguindo para o Santuário de Nossa Senhora das Graças, às 10h, o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, celebrará a missa de abertura do jubileu .
Tanto a Região Leste quanto a cidade de Urucânia estão em festa para receber as celebrações e atividades da programação. O padre Dário reforça que esse momento será único para os participantes, pois a oportunidade unirá olhares diferentes, mas convergentes, em um só lugar, além de reunir a comunidade. “O engajamento, a alegria e o compromisso reforçam a romaria e o jubileu. É muito importante a participação de todos para possamos perceber que não podemos ficar alheios às lutas dos trabalhadores”, conclui o pároco.
Imagem peregrina
Depois da Região Centro, em maio, será a vez da Região Leste receber Nossa Senhora Aparecida. A santa do povo brasileiro será acolhida pela romaria e jubileu dos trabalhadores e trabalhadoras. Com os preparativos em andamento para a recepção, cada paróquia ficou responsável por organizar caravanas e convidar a comunidade para participar do momento.
Para o vigário episcopal da região leste, padre Walter Jorge Pinto, ter a imagem junto com os trabalhadores simboliza, oportunamente, a união da padroeira do Brasil, a representante do povo Brasileiro e a luta do povo por direitos. “Nossa Senhora Aparecida é uma santa popular e que sempre esteve relacionada a luta contra a escravidão e ligada à defesa do direito dos trabalhadores. Ela fala ao coração das pessoas. É importante também lembra do Ano da Misericórdia e do Jubileu dos trabalhadores que também contribuem para engrandecer anda mais as celebrações”.
A próxima Região a receber a imagem peregrina será a Região Norte, dando sequência às visitas programadas até junho de 2017.