Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

15/fev/2016
VI Fórum Social é destaque em reunião do CAP

O VI Fórum Social pela Vida foi um dos destaques da primeira reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) de 2016. Durante a conversa, DSC_0517realizada na sexta-feira (12), no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, o CAP aprovou “Cuidar da casa comum” como tema e “Por uma economia e uma política a serviço da vida” como lema do Fórum.

Segundo o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Fórum Social é um momento forte para dinamizar a dimensão sócio transformadora que deve ser assumida por toda a Igreja, como uma das dimensões da própria ação evangelizadora da Igreja.

“O planeta deve ser respeitado, valorizado, preservado, para que nós possamos garantir condições de vida digna e saudável para todos os seus habitantes das gerações presentes e deixá-lo preservado para as futuras gerações. Esse é um desafio enorme e o nosso Fórum Social procura alimentar essa perspectiva na vida da Igreja particular de Mariana. Neste ano a realização do 6° Fórum vem dentro do contexto da Campanha da Fraternidade que estamos vivendo, quando queremos refletir sobre a nossa responsabilidade em relação a casa comum e para isso nós somos muito iluminados pela palavra do Papa Francisco na sua encíclica Laudato Si, que nos fala exatamente dessa questão e nos aponta caminhos para encontramos saídas, para as situações tão complexas e difíceis que estamos vivendo”, ressalta Dom Geraldo.

Sugestões para as temáticas das oficinas, para as equipes de preparação e para os assessores do eventos também foram abordadas durante a reunião, onde de foi entregue aos membros do CAP a cartilha de preparação para o Fórum.

O assessor da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, explica que o Fórum é um evento da Arquidiocese de Mariana e a Dimensão Sociopolítica é a responsável por organizar o evento. “Tudo aquilo que vai sendo definido, em um construção participativa e coletiva, deve ser respaldado e aprovado por essa equipe de instância maior dos trabalhos pastorais de evangelização de nossa Igreja particular, que é o CAP. Na reunião de sexta-feira, tivemos iniciativas muito importantes. Recebemos uma contribuição grande de proposta temáticas para as oficinas”, conta padre Marcelo.

Previsto para 1000 lideranças das comunidades e pastorais sociais, o evento será realizado entre os dias 27 a 30 de outubro, em Conselheiro Lafaiete, Região Pastoral Mariana Oeste.

Homenagem a Dom Luciano

A cada três anos, a Arquidiocese de Mariana realiza o Fórum Social Pela Vida com o objetivo de debater temas e assumir ações ligadas à realidade social do povo e suas comunidades. Com 15 anos de caminhada, o VI Fórum terá um momento especial de homenagem a um de seus grandes idealizadores, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. A manhã do domingo será dedicada a Dom Luciano, que foi um grande incentivador e articulador da realização desses Fóruns na Arquidiocese.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, lembra que o Fórum nasce sob a inspiração e a bênção de Dom Luciano. “Fazer memória de seu idealizador na celebração dos dez anos de sua Páscoa é torná-lo presente na vida de cada um dos participantes e de toda a Arquidiocese. Sempre que mencionamos o nome Dom Luciano, renova-se nosso ânimo e desejo de construção do Reino de Deus a partir dos pobres e na luta pela justiça”, afirma padre Geraldo.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *