Por carta, o vigário geral da Arquidiocese de Mariana, monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, esclarece a fundamental importância de o cristão participar da Coleta da Solidariedade, segundo afirma na carta, “gesto concreto realizado em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses”.
Com isso, através deste comunicado, em nome do arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, monsenhor Celso quer lembrar a necessidade de incentivar a Coleta nas comunidades e paróquias confiadas aos presbíteros, fazendo com que os fiéis se sintam convidados a fazer parte deste gesto de solidariedade.
A Coleta da Solidariedade ocorre no próximo Domingo de Ramos, dia 28 de março, onde toda oferta de doação em dinheiro será destinada da seguinte forma: 60% ficará à disposição da Arquidiocese, para ser aplicada nas iniciativas amparadas pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade; 40% será enviado para a constituição do Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional que apoiará projetos relacionados com o tema da Campanha.
Mariana, 8 de março de 2010
Circular: VG 02?10
Assunto: Coleta da Solidariedade
Prezados irmãos Presbíteros e Diáconos,
A paz de Cristo!
Neste tempo litúrgico da Quaresma, está em curso a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Através dessa iniciativa, as Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC – procuram denunciar todo modelo econômico que prioriza o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte; educar para a prática de uma economia solidária, que cuide da natureza e valorize a vida como dom supremo; conscientizar os cristãos e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Como é de seu conhecimento, a Campanha da Fraternidade se expressa, concretamente, pela oferta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade, gesto concreto realizado em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. O Dia Nacional da Coleta da Solidariedade será o Domingo de Ramos, 28 de março de 2010.
Através desta circular, em nome do Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, venho lembrar ao prezado irmão a necessidade de motivar a referida coleta nas comunidades confiadas aos seus cuidados pastorais, de modo que todos os fiéis sintam-se animados a participar, “oferecendo a alegria de sua solidariedade – que é uma das melhores formas de sacrifício quaresmal – em favor de pessoas e grupos que buscam formas alternativas de economia” (cf. Manual, p.76).
Lembro que a destinação da coleta é a seguinte: 60% ficará à disposição da Arquidiocese, para ser aplicada nas iniciativas amparadas pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade; 40% será enviado para a constituição do Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional que apoiará projetos relacionados com o tema da Campanha.
Anexamos a esta carta a prestação de contas do percentual destinado à Arquidiocese na Coleta da Solidariedade de 2009 e administrada pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, esperando que a divulgação desse balancete motive a todos a contribuir, ainda mais generosamente, com este gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
Para agilizar o repasse da Coleta, poderá ser utilizada a seguinte conta bancária: Arquidiocese de Mariana-coletas. Banco do Brasil. N. 16.338-4. Agência 2279-9.
Aproveito o ensejo para desejar ao estimado irmão no ministério ordenado e aos seus paroquianos e familiares uma feliz e santa Páscoa.
Em união de preces, com fraterna estima,
Mons. Celso Murilo Sousa Reis
Vigário Geral