Arquidiocese de Mariana
Atingidos pelo Rompimento das Barragens

O Ano da Misericórdia foi aberto pelo Papa Francisco no dia  8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. A aberta oficial do Ano da Misericordiosa na Arquidiocese de Mariana será na celebração deste domingo, 13 de dezembro, às 19h, na Catedral da Sé, em Mariana.

Na Arquidiocese, além da catedral basílica, a Porta Santa poderá ser encontrada nas demais basílicas, nos santuários e nas igrejas que anualmente celebram Jubileu.

Segundo o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, as comunidade devem viver o ano da Misericórdia buscando primeiro encontrar o caminho que as conduza a viver a misericórdia de Deus no relacionamento com os irmãos. “Se Deus é misericordioso conosco, nós devemos ser misericordiosos com os outros. Ser misericordioso com os outros significa perdoar as ofensas, não guardar magoas, rancor. Significa estender a mão a quem necessita, se aproximar de quem está caído, ajudar a todos em uma atitude semelhante a de Jesus Cristo. Significa nós buscarmos cultivar em nossos corações os sentimentos de Jesus Cristo”, ressalta.

Ano a Escuta

Na Igreja particular de Mariana o Ano da Misericórdia vai acontecer em sintonia com o Ano da Escuta. Dom Geraldo explica sobre a importância da vivência do Ano da Escuta nas comunidades.

Nós buscamos associar em nossa arquidiocese o Ano da Misericórdia com o Ano da Escuta. Escutar a quem? Escutar a todos, especialmente escutar os que estão afastados, geograficamente ou os afastados, como o Papa diz, existencialmente, humanamente. Buscar escutar aqueles que afastaram da comunidade eclesial, que não estão tendo mais uma participação ativa na Igreja. Escutar as crianças que estão afastadas da catequese, escutar os seus pais. Escutar adolescente e jovens que não estão mais participando da vida de suas comunidades. Então ouvi-los para que todos possam, também, experimentar uma Igreja mais próxima. A Igreja tem que ser misericordiosa e o Papa Francisco fala sempre disso, uma Igreja em saída, para levar a todos os gestos da misericórdia do pai”, disse o arcebispo.

O encerramento do Jubileu da Misericórdia será no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Cristo Rei.

Leia também: Dom Geraldo publica circular sobre o Ano da Misericórdia.

   

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *