O 2° Encontro de Mulheres da Arquidiocese de Mariana, que será realizado nos dias 4 e 5 de março, pretende reunir 250 mulheres em Congonhas, Região Pastoral Mariana Oeste.
“Casa Comum, nossa responsabilidade” será o tema do evento, desenvolvido pela professora Beatriz Cerqueria, presidente do SINDUTE/MG. Outras temáticas como: Igreja, direitos, questões de gênero, violência e política serão trabalhados em mini plenários.
Desde o 5° Fórum Social pela Vida o encontro tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão da missão das mulheres, tanto na Igreja como em outros espaços onde elas estão comprometidas.
Para uma das organizadoras, Sandra Assis, a proposta é manter o mesmo nível da primeira edição. “O primeiro encontro foi muito bom, tendo uma média de 97 % de aprovação das participantes, por isso queremos manter o mesmo nível e a qualidade do primeiro e melhorar sobretudo a comunicação, divulgação e participação das mulheres de todas as regiões de nossa arquidiocese”
As interessadas em participar devem procurar as secretarias regionais para obter mais informações.
Primeiro Encontro
O 1° Encontro de Mulheres, realizado no dias 6 e 7 de março de 2015, em Barbacena, teve como tema “Mulher, presença forte na defesa da vida”. O evento cumpriu umas das propostas do V Fórum Social Pela Vida que sugeria um momento de encontro e de partilha de experiências das mulheres da Arquidiocese.
Após muito debate e exposições, as quase 200 mulheres que participaram do encontro redigiram uma carta onde denunciam, entre outras coisas, todas as formas de violência contra a mulher, sejam elas física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Na carta, elas também assumem compromissos como a divulgação e participação de iniciativas de denúncias e de lutas com vistas ao combate da violência contra a mulher.