Na última terça-feira, 14 de junho, uma capela foi inaugurada nas dependências do presídio de Ouro Preto (MG). O novo espaço fica localizado em frente ao Programa de Liberdade de Assistência ao Encarcerado (Prolae).
À ocasião, participaram do evento o Assessor Arquidiocesano da Pastoral Carcerária e Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), Padre Marcelo Moreira Santiago, e os párocos das paróquias ouro-pretanas, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto (Paróquia Nossa Senhora do Pilar), Padre Magno José Raimundo Murta (Paróquia Cristo Rei) e Padre Edmar José da Silva (Paróquia Nossa Senhora da Conceição), além de membros da direção da Prolae e Pastoral Carcerária de Ouro Preto.
Segundo Padre Adilson, a iniciativa surgiu da Prolae junto à Pastoral Carcerária local, que compreende as quatro paróquias da cidade. Agora, após a inauguração, a capela passará pelo processo de escolha do seu padroeiro e colocação das imagens e do Santíssimo Sacramento.
De acordo com Coordenadora da Pastoral Carcerária de Ouro Preto, Erika Aparecida da Silva Anjos, o evento foi muito importante para todos os membros da Pastoral. “[Foi] um sonho realizado! [Demonstra] a confiança de Deus em nossa missão perante aos recuperandos, mostrando para eles a importância de Deus na nossa vida”, ressaltou.
Ela ainda explicou que a capela foi construída com apoio dos recuperandos da Prolae. “Será um local de evangelização e oração para eles. Um local onde a família e comunidade poderão se reunir para juntos rezarem e pedir a Deus a salvação e a conversão do mundo”, afirmou a coordenadora.
Foto: Pe. Adilson Couto/Divulgação