domingo

, 31 de maio de 2020

Região Pastoral Oeste

A Região Mariana Oeste é uma das 05 regiões da nossa Arquidiocese. É constituída de 27 paróquias, (09 delas localizadas em Lafaiete, 04 em Ouro Branco, 03 em Congonhas, 1 Santuário São Judas Tadeu e as outras paróquias se localizam em cada cidade sendo: Casa Grande, Cristiano Otoni, Entre Rios, Itaverava, Jeceaba, Miguel Burnier, Queluzito, Santana dos Montes, São Brás), 01 quase Paróquia (Monsenhor Isidro), 01 reitoria em Congonhas (a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos). Abrange 12 municípios, uma área geográfica de 2868 Km2, com uma população de 234.935 habitantes aproximadamente. Nas cidades maiores (Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco) prevalecem as áreas industrial, universitária e histórica. Os desafios são grandes. Urge melhoria na comunicação, combate ao desemprego, à miséria e à instabilidade de modo geral. Nas outras cidades, predominantemente rurais, o povo sobrevive com a pecuária, lavoura e com o trabalho autônomo, popular se faz presente.

A partir de 1992, com a realização da 1ª Assembleia Regional de Pastoral um novo impulso foi dado na organização e na evangelização. A comunhão e participação eram a tônica. A abertura aos leigos na valorização dos ministérios, a descentralização, o esforço para a pastoral de conjunto, a preocupação com a formação permanente, a promoção humana, o Centro Pastoral, tudo isto foi despertando nas paróquias a realização de assembleias, favorecendo novas conquistas como a organização de Conselhos. Grupos de Reflexão, Liturgia, Catequese, Dízimo, abertura ao Plano Bienal de Evangelização, as Santas Missões Populares. Por outro lado, há um grande número de católicos que não se encontram envolvidos, há um certo cansaço das lideranças, há dificuldades de se abrir ao novo.

No aspecto organizacional

Possui 02 casas que se prestam para encontros, cursos, retiros, a saber: Casa de Encontro do Senhor Bom Jesus (Congonhas), Casa de Encontro Cardeal Cardijn (Lafaiete).

Nosso centro pastoral é emprestado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e funciona desde o ano de 1993, com o objetivo de atender às necessidades de todas as comunidades pertencentes à região.

Os dois conselhos existentes (Conselho Regional de Pastoral – CRP, Conselho para Assuntos Econômico – CAER), funcionam bem e se reúnem regularmente, sendo ambos coordenados pelo Vigário Episcopal.

No aspecto pastoral

Em nível regional estão organizadas as dimensões litúrgicas, catequéticas, missionária (GAM), as pastorais da criança e menor, Sobriedade, juventude, dízimo, familiar, vocações e ministérios, saúde, comunicação, carcerária, formação, grupos de reflexão, Clam (Conselho de Leigos da Arquidiocese de Mariana) dimensão sócio-política.

Cada pastoral possui normalmente dois coordenadores (um padre e um leigo), que até o momento integram o Conselho Regional de Pastoral.

A cada ano acontece também a Assembleia Regional de Pastoral, para rever, avaliar e traçar planos, procurando levar às comunidades paroquiais e à Arquidiocese as prioridades a serem atingidas por toda a região.

Centro Regional de Pastoral 

Vigário Episcopal: Padre Marcos Macário Mendes

Secretária: Tânia Magna Forte Rodrigues

Praça Barão de Queluz, Apto 27E • Centro

36400-000 • CONSELHEIRO LAFAIETE • MG

Tel/Fax: (31) 3763-1098

E-mail: marianaoeste@yahoo.com.br