quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Região Pastoral Oeste

A Região Mariana Oeste é uma das cinco regiões da Arquidiocese de Mariana. É constituída por três Foranias, sendo: Forania Conselheiro Lafaiete, Forania Congonhas e Forania Cristiano Otoni.

No que tange a formação nossa região conta com uma Reitoria e 28 paróquias: nove em Conselheiro Lafaiete (MG), dentre as quais temos o Santuário São Judas Tadeu e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, quatro em Ouro Branco (MG), três em Congonhas (MG) onde também se encontra a Reitoria da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos. As demais paróquias se localizam nas seguintes cidades e distritos: Caranaíba, Casa Grande, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Miguel Burnier, Queluzito, Santana dos Montes, Joselândia, São Brás do Suaçuí e Monsenhor Isidro.

Dessa forma, abrange 12 municípios que ao todo somam uma área geográfica de 2868 Km2, com uma população de aproximadamente 270.241 habitantes. Nas maiores cidades, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, prevalecem como principais atividades econômicas e socioculturais, o setor siderúrgico, comercial, centros universitários e o turismo histórico. Nas outras cidades, predominantemente rurais, temos forte a agropecuária, comércio local e o trabalho autônomo.

A partir de 1992, com a realização da 1ª Assembleia Regional de Pastoral, um novo impulso foi dado na organização e na evangelização. A comunhão e participação eram a tônica. A abertura aos leigos na valorização dos ministérios, a descentralização, o esforço para a pastoral de conjunto, a preocupação com a formação permanente, a promoção humana, o Centro Regional de Pastoral, tudo isto foi incentivando, nas paróquias, a preparação e realização de assembleias, favorecendo novas conquistas como a organização dos seus Conselhos, Grupos de Reflexão, Liturgia, Catequese, Dízimo, acolhemos e implementamos o nosso Plano Arquidiocesano de Evangelização e abraçamos os novos movimentos da nossa igreja como o Terço dos Homens, Mães que Oram Pelos Filhos, entre outros. Para tanto contamos também com a valiosa presença e colaboração das comunidades religiosas masculinas e femininas como a Congregação dos Missionários dos Operários, Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas), Irmãs Auxiliadoras de Nossa Senhora da Piedade, Pequenas Irmãs da Divina Providência, Filhas da Caridade São Vicente de Paulo e Irmãs da Beneficência Popular.

Nosso grande desafio nos tempos atuais é continuar motivando nosso povo a participar destes movimentos e pastorais, trazendo assim maior ânimo à nossa igreja local.

No aspecto organizacional

Possui duas casas que se prestam para encontros, cursos, retiros, a saber: Casa de Encontro do Senhor Bom Jesus (Congonhas) e Casa de Encontro Cardeal Cardjin (Conselheiro Lafaiete).

No âmbito Educacional contamos com o Colégio Arquidiocesano, em Ouro Branco, Colégio Nossa Senhora de Nazaré, em Conselheiro Lafaiete, e Colégio Nossa Senhora da Piedade, em Congonhas.

Temos uma casa de recuperação: a Comunidade Terapêutica Bom Pastor na cidade de Ouro Branco.

Nosso setor de Comunicação: Rádio Congonhas e Rádio Queluz FM.

O Centro Regional de Pastoral se localiza nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conselheiro Lafaiete, e funciona desde o ano de 1993, com o objetivo de atender às necessidades de todas as comunidades paroquiais pertencentes à região.

Os dois conselhos existentes, Conselho Regional de Pastoral (CRP) e o Conselho para Assuntos Econômicos Regionais (CAER), se reúnem, regularmente, sendo ambos coordenados pelo Vigário Episcopal.

No aspecto pastoral

Em nível regional estão organizadas as Dimensões: Sócio-Política, Litúrgica, Catequética, Missionária, e as Pastorais: da Criança e do Menor, Comunicação, Saúde, Sobriedade, Carcerária, Juventude, Dízimo, Familiar, Vocacional e Ministérios, Formação, Grupos de Reflexão, bem como o Conselho de Leigos da Arquidiocese de Mariana (CLAM).

Cada pastoral possui um assessor (um padre ou leigo) e um coordenador (um leigo), que integram o Conselho Regional de Pastoral.

A cada ano acontece também a Assembleia Regional de Pastoral, que tem o intuito de olhar a caminhada, avaliar e traçar planos, sempre em comunhão com as orientações arquidiocesanas, procurando alinhar o direcionamento das nossas comunidades paroquiais e levar ao conhecimento da Arquidiocese as realidades vividas em nossa região, podendo assim fazer frutificar de maneira mais efetiva os trabalhos de evangelização na região.

Centro Regional de Pastoral 

Vigário Episcopal: Padre Rogério de Oliveira Pereira

Secretária: Tânia Magna Forte Rodrigues

Praça Barão de Queluz, 27 Apto E • Centro

36400-041 • CONSELHEIRO LAFAIETE • MG

Tel.: (31) 3763-1098 / (31) 98779-1375 (whatsapp)

E-mail: marianaoeste@yahoo.com.br / crpas.oeste@arqmariana.com.br