quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Compartilhe

Clero

O Clero da Arquidiocese de Mariana é composto por Arcebispos, Padres, Diáconos Permanentes e Transitórios. Além dos padres diocesanos, o clero conta também com padres de Congregações Religiosas.

O padre diocesano está incardinado numa Igreja particular (Arquidiocese) que, por sua vez, tem uma área territorial bem específica e definida. Ele está sob os cuidados e orientação direta do Arcebispo diocesano. Tem como missão primordial o trabalho paroquial e a comunhão com o clero local. A sua pertença à Arquidiocese se dá pela ordenação diaconal fazendo os votos de obediência e castidade.

O religioso é aquele pertence a um Instituto que, além de religioso (frei, dom, monge), torna-se também padre. Esses, antes do sacerdócio, assumem a vocação à vida religiosa consagrada e fazem os votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Sua obediência está diretamente ligada ao superior da Ordem religiosa à que pertence ou da comunidade onde vive, seja ela Sacramentinos de Nossa Senhora, Carmelitas, Santíssimo Sacramento, etc. O território da missão do religioso consagrado padre é mais amplo que uma diocese, visto estar a serviço da sua Ordem ou Congregação. Porém, quando estiver exercendo seu sacerdócio dentro de uma determinada diocese deve seguir as orientações do bispo local. Os religiosos assumem os trabalhos em fraternidade.

Ser sacerdote é estar em profunda comunhão com Deus, a serviço do povo e disposto à realização dos sacramentos que lhe são confiados.