domingo

, 23 de junho de 2024

Região Pastoral Centro

 

A Região Mariana Centro abrange nove municípios e vem buscando se organizar, pastoralmente por foranias. São elas:

  • Forania de Piranga: formada pelas paróquias de Catas Altas da Noruega, Piranga, Porto Firme e Presidente Bernardes;
  • Forania de Senhora de Oliveira: formada pelas paróquias de Brás Pires, Lamim, Rio Espera, Senador Firmino e Senhora de Oliveira.

Essa organização permitiu maior participação e compromisso entre as comunidades. Praticamente toda a sua área é rural. A grande maioria da população é camponesa e, mesmo dentre os que moram nas cidades, muitos têm vínculos com o meio rural. As principais atividades de subsistência são o trabalho em regime de agricultura familiar e pecuária. Essa realidade vem mudando devido, principalmente, à expansão de eucalipto, com grandes áreas já plantadas. A principal fonte de emprego, que é pouco, são as prefeituras municipais.

A Região é rica em recursos naturais, com destaque para a água, pedra-sabão e áreas de mata nativa. Esses recursos são ameaçados por necessidade de sobrevivência e, principalmente, pela ganância de grandes empresas.

Esse povo acolhedor e trabalhador sofre enormemente com o sistema feudal da relação de trabalho e com o descaso de gestores públicos – má gestão dos sistemas de saúde, educação, etc. subservientes a “grandes caciques” da política estadual e nacional.

As comunidades em geral são animadas, muitas famílias participam dos Grupos de Reflexão e houve um despertar da comunhão regional com a realização das missões populares. O desafio é transformar essa “fé comunitária viva” em força de emancipação das consciências e organização para o povo se tornar sujeito de transformação.

Serviço pastorais presentes na região

Conselhos: CRP, CPPs, CCPs, CAEPs

Dimensões: Catequese, Liturgia, Animação Missionária, CEB’s, Dimensão sociotransformadora.

Pastorais e Ministérios: Juventudes, Sobriedade, Dízimo, Batismo, Esperança, Ministério da Palavra, Comunicação, Familiar Ministros Extraordinários da Comunhão Eucaristia, Acólitos e Grupos de Reflexão.

Movimentos Eclesiais e Associações Religiosas: Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Movimento da Mãe Rainha, Grupo Sagrada Face, Vicentinos, Renovação Carismática, Legião de Maria, Terço dos Homens, Terço das Mães que Rezam pelos Filhos.

Centro regional de pastoral 

Vigário Episcopal: Pe. Vanderli Reis Augusto

Secretária: Heloiza Maria Câmara Milagres

Rua Vereadora Maria , 175 – Centro

36480-000 • PIRANGA • MG

E-mails: crpas.centro@arqmariana.com.br ou regiaocentro2016@gmail.com

Telefone/WhatsApp: (31) 99766-2364