sábado

, 08 de agosto de 2020

Região Pastoral Centro

 

A Região Mariana Centro abrange 9 municípios e vem buscando se organizar, pastoralmente, por setores. São eles: setor Piranga, setor Brás Pires e setor Rio Espera. Essa organização permitiu maior participação e compromisso entre as comunidades.

Praticamente toda a sua área é rural. A grande maioria da população é camponesa e, mesmo dentre os que moram nas cidades, muitos têm vínculos com o meio rural. As principais atividades de subsistência são o trabalho em regime de agricultura familiar e pecuária. Essa realidade vem mudando devido, principalmente, à expansão de eucalipto, com grandes áreas já plantadas. A principal fonte de emprego, que é pouco, são as prefeituras municipais.

A Região é rica em recursos naturais, com destaque para a água, pedra sabão e áreas de mata nativa. Esses recursos são ameaçados por necessidade de sobrevivência e, principalmente, pela ganância de grandes empresas.

Esse povo acolhedor e trabalhador sofre enormemente com o sistema feudal da relação de trabalho e com o descaso de gestores públicos – má gestão dos sistemas de saúde, educação e etc. subservientes a “grandes caciques” da política estadual e nacional.

As comunidades em geral são animadas, muitas famílias participam dos Grupos de Reflexão e houve um despertar da comunhão regional com a realização das missões populares. O desafio é transformar essa “fé comunitária viva” em força de emancipação das consciências e organização para o povo se tornar sujeito de transformação.

Serviço pastorais presentes na região

Conselhos: CRP, CPPs, CCPs, CAEPs

Dimensões: Catequese, Liturgia, Animação Missionária, Dimensão sócio-transformadora.

Pastorais e Ministérios: Juventude, Sobriedade, Criança e Menor, Dízimo, Batismo, Esperança, da Palavra, Comunicação, Familiar, Saúde, Carcerária, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucaristia,  Acólitos e Grupos de Reflexão.

Movimentos Eclesiais e Associações Religiosas: Apostolado da Oração, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Movimento da Mãe Rainha, Grupo Sagrada Face, Vicentinos, Renovação Carismática, Legião de Maria.

Centro regional de pastoral 

Vigário Episcopal: Pe. José Geraldo de Oliveira

Secretária: Heloiza Maria Câmara Milagres

Rua Vereadora Maria , 175 – Centro – Caixa Postal 29

36480-000 • PIRANGA • MG

Tel/Fax: (31) 3746-1508

E-mail: regiaocentro@yahoo.com.br