terça-feira

, 30 de abril de 2024

Comunidade de Antônio Pereira celebra 300 anos de história, fé e peregrinação a Nossa Senhora da Lapa

08 de agosto de 2022 Arquidiocese

Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), carrega consigo uma religiosidade mariana que, em 2022, completa 300 anos: a devoção a Nossa Senhora da Lapa. Rendendo graças a padroeira e comemorando também essa data, a comunidade local vivencia desde o dia 31 julho o Jubileu de Nossa Senhora da Lapa que, neste ano, tem como tema “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome”.

Destacando-se por ser uma das manifestações de fé mais tradicional da região, segundo a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, até 15 de agosto, dia dedicado a Nossa Senhora da Lapa e encerramento da festa, estima-se que cerca de 30 mil peregrinos visitem à gruta da Virgem Santíssima para rezar e agradecer as graças recebidas.

Para evidenciar essa data importante, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), da qual o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Lapa faz parte, está comemorando desde agosto de 2021 o “Ano Santo Jubilar Paroquial”. “Ao celebrarmos esses 300 anos de graças e bênçãos (1722-2022), nossas comunidades acolhem, festivamente, a Mãe peregrina que visita as famílias, visita seus filhos e filhas para renovar, em todos, as alegrias e esperanças em Deus. Como fez em Caná da Galileia, ela também assim nos aconselha hoje, ‘Fazei tudo o que Ele, meu Filho, vos disser’ (Jo 2,5)”, destaca, em artigo, o Pároco local, Padre Marcelo Moreira Santiago.

Programação

Iniciada no último dia 31, a programação segue até 15 de agosto. Durante esses dias haverá a oração do terço, na Gruta, às 19h, e a celebração da Santa Missa às 19h30.

No dia 14, véspera da solenidade, a missa das 10h contará com a presença do Bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho. Ainda, haverá às 11h a celebração dos batizados e às 14h Celebração Eucarística. Já às 18h30 acontecerá em frente à Igreja Queimada a oração do Ângelus, seguida da “Procissão Memorial” em direção ao Santuário. À chegada, celebração da Santa Missa.

Já no dia 15 de agosto, às 6h, haverá o ofício da Imaculada Conceição. Já a Santa Missa será celebrada às 8h30, às 11h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e às 14h. Ainda, às 18h30, acontecerá a procissão saindo da Igreja das Mercês em direção ao Santuário da Lapa, seguida da Santa Missa e o encerramento das festividades. Veja a programação completa AQUI

Conheça a história

Festa de Nossa Senhora da Lapa em 2018 – Foto: Ane Souz

A descoberta da Gruta de Nossa Senhora da Lapa foi feita em 1722. Conforme relatos, um menino brincava ao redor da serra do então vilarejo, enquanto seus pais trabalhavam no campo, quando viu um coelho e correu para pegá-lo.

Nessa tentativa, deparou-se com uma gruta, onde avistou uma luz que cobria uma jovem senhora. Assustada, a criança saiu em direção a sua casa e contou seus pais o que lhe havia acontecido.

Em seguida, aproximaram da gruta algumas pessoas curiosas com o fato inédito que tinha ocorrido no lugarejo. Lá, não viram a senhora, mas encontraram milagrosamente a imagem da Imaculada Conceição sobre a pedra. A partir desse fato, o local tornou-se lugar de peregrinação mariana.

Em 2012, o à época Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, elevou a Capela da Gruta à Santuário Mariano Arquidiocesano.

Texto: Com informações do Padre Marcelo Santiago

Fotos: Ane Souz

Agenda