quinta-feira

, 21 de novembro de 2024

Aberto concurso para a logomarca e o hino da Jornada Mundial da Juventude 2022

30 de outubro de 2019 Igreja no Brasil

O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2022 apresentou dia 25 de outubro o concurso para a imagem gráfica (logotipo) e o hino do encontro de jovens de todo o mundo, em Portugal.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente, a adesão a este concurso deve ser muita, porque a JMJ é um é “um acontecimento que toca em milhões de jovens”. “Estamos a falar de um acontecimento à escala mundial, que envolve milhões de jovens que já participaram ou querem participar nas jornadas, estão muito atentos, e constantemente nos perguntam como está e como é que vai ser”, acrescentou.

Os regulamentos hoje divulgados referem que os objetivos dos concursos são, por um lado, “desenhar o grafismo, as suas aplicações e o manual da marca oficial da Jornada Mundial da Juventude 2022” e, por outro, “criar a letra e a música” do hino para a JMJ.

De acordo com os documentos, o logotipo da JMJ 2022 é “dirigido preferencialmente a desenhadores gráficos profissionais e a estudantes de desenho gráfico de escolas públicas ou privadas” de todo o mundo.

A respeito dos autores e compositores para o hino, que “devem concorrer unidos”, refere-se que “devem ser portugueses e maiores de idade” e podem candidatar-se “preferencialmente a compositores, músicos, artistas profissionais e estudantes de música de escolas públicas ou privadas”.

O regulamento do concurso para o logotipo da JMJ 2022 foram divulgados no sítio da internet jmjlisboa2022.org em português, espanhol, italiano, francês e inglês, polaco e alemão e o regulamento para o hino em português.

A frase bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, do Evangelho de Lucas, é o lema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Lisboa, Portugal, em 2022.

Os regulamentos indicam depois os requisitos, nomeadamente a inspiração no lema da JMJ 2022, a referência à matriz cristã do evento, ao seu caráter juvenil e às ligações à cultura e tradições de Portugal.

O concurso para o logotipo e o hino da JMJ 2022 foi lançado sexta-feira, dia 25 de outubro, no aniversário da Dedicação da Igreja Catedral; dia 4 de novembro é a data limite para cada candidato “manifestar interesse em participar” e a entrega das propostas deve ser feita até ao dia 29 de novembro de 2019.

Os interessados devem prestar atenção às seguintes datas:

04 de novembro de 2019: data limite para manifestar interesse em participar, enviando nome, idade, número de cartão de cidadão/Documento de identidade, email, e número de telemóvel (celular) para logo@jmjlisboa2022.org

29 de novembro de 2019: data limite para a entrega da proposta para o logo (arquivos)

O anúncio do vencedor vai acontecer no dia 27 de dezembro de 2019.

 

Fonte: CNBB com informações do Jovens Conectados

Foto de capa: Agência Ecclesia

Agenda