Inspirados no mês de prevenção de suicídio, conhecido como setembro amarelo, grupos de base da Pastoral da Juventude (PJ) de algumas cidades da Arquidiocese programaram atividades com o objetivo de alertar e colocar em discussão a Saúde Mental.
Em Matipó, na Região Mariana Leste, o grupo Caminho Aberto Ao Encontro de Cristo (CAEDEC) participou do desfile cívico da independência, realizado na última sexta-feira(6), pela Escola Estadual do Bairro Boa Vista. “Falar é a melhor solução e viver é a melhor opção”, “Seja solidário, nós nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta” foram frases levadas pelo grupo.
Camila Aparecida Gomes Nunes, integrante do CAEDEC, conta que eles também apresentaram uma peça inspirada na temática. Na cena, a personagem tenta suicídio por não se sentir amada pela mãe, mas desiste ao receber conforto de um amigo. “Mostramos assim a importância do diálogo, da atenção e do amor ao próximo porque toda vida importa e nós nos importamos”, revela. O grupo também está se preparando para apresentar o tema nos dois colégios do município.
Em Sericita, também na Região Leste, o grupo Juventude Organizada Idealismo e Ação (JOIA) está estudando desde o primeiro domingo do mês o subsídio “Saúde Mental: Cristo vive e quer-te vivo”, feito pela coordenação arquidiocesana da PJ da Arquidiocese de Manaus. Ontem (8), eles estudaram sobre o estresse, transtorno de ansiedade e transtorno depressivo.
“Eu particularmente acho enriquecedor porque é preciso falar sobre e ouvir. Geralmente os grupos de bases estão cheios de jovens que vivem a pressão de sair do Ensino Médio e entrar na faculdade, fazer um bom Enem, e a pressão de todas essas questões desestabilizam. Além disso, muitos enfrentam conflitos familiares, amorosos, entre outros”, opina a integrante Franciele Scala, que também é secretária arquidiocesana da Pastoral da Juventude. No último domingo do mês, o grupo irá fazer acolhida antes da missa das 19h com cartazes e frases que alertem sobre tema, conforme realizado no ano passado (foto da matéria).
Jovens de Passagem de Mariana, distrito de Mariana, Região Norte, também estudam o mesmo subsídio e programam o I Dia Paroquial da Juventude para este mês, que também trará a temática do Setembro Amarelo. “Para nós é muito importante falar sobre o Setembro amarelo, principalmente nos grupos de base, onde os jovens se sentem acolhidos e ficam a vontade para partilhar situações vivenciadas diariamente”, destaca Kenia Carolina da Costa Tavares, Coordenadora do Grupo Jovens Unidos em Missão (JUM), de Passagem, e integrante da Equipe Regional e Central da PJ.
Presidente Bernardes, na Região Centro, também estudará nos próximos dias o mesmo subsídio. Em Carandaí, Região Mariana Sul, além de ler o subsídio, o grupo Jovens Em Marcha Pela Evangelização (JEMPE) vai participar da Caminhada pela Vida amanhã (10), às 14h, que será realizada pela Secretaria de Saúde do município a fim de conscientizar sobre a Saúde Mental. “O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da valorização da vida e de acompanhar aqueles que sofrem com a depressão e afins”, explica o integrante do JEMPE Renato César de Lima.
Em Ouro Branco, Região Pastoral Mariana Oeste, no dia 22 de setembro, o grupo Identidade Jovem irá dar início a um curso aberto de 3 encontros para a juventude da cidade. “Neste primeiro encontro será abordado exclusivamente a mística do cuidado pessoal. Vamos falar sobre o setembro amarelo e os assuntos que esse mês traz consigo”, explica a integrante do grupo, Evelyn Gabriele Belo Faria de Oliveira.