sexta-feira

, 05 de julho de 2024

Padre João Evangelista de Souza é acolhido na Paróquia Sant’Ana, em Carandaí

13 de julho de 2023 Arquidiocese

A Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), esteve reunida na noite desta quarta-feira, 12 de julho, para recepcionar o novo Vigário Paroquial: Padre João Evangelista de Souza.

Com a presença expressiva dos fiéis de Carandaí, de Lamim (MG), cidade onde o Padre João Evangelista estava exercendo o seu ministério, e outros municípios, bem como familiares, amigos e irmãos de sacerdócio, o novo colaborador da Paróquia Sant’Ana foi acolhido durante a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco local, Padre José Julião da Silva.

Desejoso de servir e ajudar nos trabalhos pastorais e de evangelização, ao início da celebração, foi lido o decreto do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, nomeando Padre João Evangelista de Souza como Vigário Paroquial no município de Carandaí. Exultante, o sacerdote foi recebido com aplausos e com o desejo fraterno do Padre José Julião: “nós o acolhemos com muita alegria em meio de nós”, disse.

Concelebrando a Santa Missa, o Representante Arquidiocesano dos Presbíteros, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, realizou a pregação da homilia. Em sua reflexão, ele ponderou que todos são chamados, recebem uma missão e, como Jesus, foram colocados no mundo por Deus para fazer o bem.

“Quando falamos em missão, nós corremos o risco de pensar em coisas muito complexas, quando, na verdade, a missão é tão simples: é no cotidiano da nossa vida. Sobretudo, a todos nós, compete a missão de sermos testemunhas da fé e da esperança nesse mundo marcado por tantas contradições, por tanto sofrimento, por tanta dor”, declarou Padre Mauro Lúcio.

Retornando à leitura do dia, o Representante dos Presbíteros apontou que “a nossa missão também tem endereço, tem nome: os mais pobres, os mais sofredores, as nossas comunidades, o nosso povo”. “É junto desses que nós vamos fazer [missão] e sermos testemunhas”, frisou.

Por fim, ao comentar sobre o 3º Ano Vocacional, Padre Mauro Lúcio enfatizou que o novo Vigário Paroquial chega à Paróquia Sant’Ana com o coração ardendo e os pés a caminho, onde a Igreja pede.

“Meu querido Padre João, aqui está esse povo querido de Carandaí […] e o número de pessoas aqui evidencia esse desejo de caminhar junto de você e acolhê-lo de braços abertos. Junto desse povo, do pároco e dos outros padres que atuam e ajudam aqui, você vem para libertar esse povo, para caminhar junto, para ser um pai na fé, para viver essa experiência da escuta, para testemunhar, com o seu jeito de celebrar, de viver a sua missão, que vale a pena deixar o coração arder, que vale a pena colocar-se a caminho mesmo com as dificuldades que todos nós temos”, expressou o pregador.

Ao final da Santa Missa, os paroquianos manifestaram seu contentamento ao receber o novo colaborador. “Hoje, é um dia especial para todos nós. Mais que boas-vindas, a Paróquia Sant’Ana, de Carandaí, suas comunidades, pastorais e movimento querem acolhê-lo como filho de Sant’Ana. Nossa família é agora sua família”, desejou a Coordenadora Paroquial de Pastoral, Leci Nascimento.

Agradecendo a recepção, Padre João Evangelista destacou o seu compromisso em colaborar para fazer o bem à comunidade paroquial. “Tenho certeza que, com as luzes do Espírito Santo e as proteções de Sant’Ana e São Joaquim, nós podemos trabalhar juntos, formar uma família e poder servir o povo de Deus do melhor modo possível”, disse.

Fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Sant’Ana