No dia 1º de setembro, na cidade de Senhora dos Remédios (MG), localizada na Região Mariana Sul, houve uma celebração jubilosa em honra à sua padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. Uma enorme multidão saiu de suas residências e dirigiu-se à padroeira, a “Mãe dos Remédios”, para prestar homenagens, expressar gratidão pelas bênçãos alcançadas e fazer fervorosos pedidos, todos conduzidos por uma profunda fé.
Durante os dias do Jubileu, os remedienses e peregrinos receberam graças especiais devido à grande expressão de fé e amor à Santa e a seu filho, Jesus Cristo. Em uma só voz, todos louvaram a Deus e elevaram a Ele a sua oração de gratidão e súplica.
Neste ano, o Jubileu de Nossa Senhora dos Remédios teve como destaque o Ano Vocacional, destacando em seu lema: “Maria: exemplo para todas as vocações na radicalidade, na plenitude e na integralidade de sua resposta”.
O Jubileu teve início no dia 23 de agosto e contou com a celebração de duas Missas diárias, confissões e a presença de vários padres, filhos da terra e convidados.
No dia 1º, dia da padroeira, foram celebradas duas Missas. À noite, uma procissão, com a presença de milhares de pessoas, deu início a última celebração, presidida pelo Padre Rodrigo Alberti, filho da terra e que atua no Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, Correias, Petrópolis (RJ).
A homilia, realizada pelo Padre João Rosa, destacou também o ano vocacional: “Os evangelhos nunca apresentam Maria no mesmo local. Quando o anjo lhe anuncia, ela está em Nazaré. Quando ela visita sua prima Isabel, ela está nas montanhas. Maria nunca é mencionada duas vezes em um mesmo local. O lema do ano vocacional é se o coração não está quente, os pés não se colocam a caminho, se o coração não arde, os pés param… O que tem feito o teu coração exultar de alegria? O que tem preenchido o teu coração? Como você tem glorificado a Deus? […] Para que o caminho valha à pena, é preciso cuidar, não dos calos do pé, e sim, da ardência do coração […] Exaltamos a Deus, que deixou arder o coração de uma jovem de Nazaré […]. Hoje, louvamos porque o coração ardente de Maria, se alegrava e exultava a Deus, com o plano Dele se cumprindo”.
Ao final da celebração, Nossa Senhora foi homenageada pela multidão de pessoas cantando à capela músicas tradicionais em louvor a mãe dos Remédios e coroada neste ano por adolescentes da paróquia. O Pároco, Padre Wantuil Gonzaga Júnior, encerrou o momento expressando sua gratidão por todos os envolvidos na Festa e por todos os presentes.
Texto e fotos: Pascom/Paróquia Nossa Senhora dos Remédios