A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), em Ouro Preto (MG), tem a honra de convidar a todos para participar das festividades em honra à Mãe de Deus e Redentora dos Cativos, que ocorrerão dos dias 27 de setembro a 1º de outubro.
Este ano jubilar, marca o 280º aniversário da fundação da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e o bicentenário de sua elevação à categoria de Ordem Terceira “Mercês e Perdões”. Por isso, o desejo é celebrar essa ocasião especial com grande júbilo e devoção, seguindo as raízes deixadas pelo glorioso Pedro Nolasco, Pai e fundador da Ordem Mercedária.
18h30 – Oração do Santo Terço
19h – Santa Missa e Tríduo Solene em honra à Nossa Senhora das Mercês.
Dia Festivo em honra ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora da Saúde
15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
18h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento.
19h – Santa Missa festiva em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e a Nossa Senhora da Saúde, com a profissão dos novos irmãos e apresentação dos noviços. Logo após, haverá uma procissão com as imagens do Senhor Bom Jesus e da Senhora da Saúde, percorrendo as ruas das Mercês, São Francisco de Assis, Cláudio Manoel, Largo do Coimbra e rua das Mercês, com a chegada marcada pela Bênção do Santo Lenho.
DIA FESTIVO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
06h – Alvorada festiva.
08h30 – Santa Missa festiva em memória de todos os irmãos mercedários, vivos e falecidos, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto.
10h – Santa Missa Solene Cantada em louvor a Nossa Senhora das Mercês, seguida da posse da nova Mesa Administrativa.
15h – Momento Mariano, com louvores e orações.
18h – Santa Missa Festiva em honra dos devotos de Nossa Senhora das Mercês. Após a missa, procissão com a veneranda imagem da Virgem Redentora dos Cativos. Ao final, acontecerá a Solene “Te Deum” e a Bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando assim as festividades em honra à Virgem Maria, Senhora das Mercês.
A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões espera ansiosamente a participação de todos nessa celebração jubilosa e religiosa. Unidos em fé e devoção, momentos de reflexão e gratidão por esses 280 anos de história e devoção à Nossa Senhora das Mercês, redentora dos cativos, serão compartilhados.
Texto: Marcelo Gonçalves
Foto: Christian Dias