Os sinos ecoados durante toda a quarta-feira, 04 de outubro, em Mariana (MG), anunciavam as festividades do dia: a celebração de São Francisco de Assis e a volta das celebrações religiosas na igreja histórica dedicada ao santo. Após 14 anos fechado, sendo que os últimos quatro para obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos, o templo foi entregue restaurado no último dia 28 de setembro.
A Santa Missa solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença expressiva da comunidade paroquial e marianense, bem como sacerdotes do clero diocesano, seminaristas das casas de formação do Seminário São José e os membros da Ordem Franciscana Secular.
O Padre Geraldo Dias Buziani, sacerdote responsável pelo templo religioso, descreveu o momento festivo como de alegria. “Foi um momento muito marcante para a Ordem Franciscana Secular porque a Igreja de São Francisco de Assis é o lugar onde os franciscanos se reúnem, celebram suas festas, cultivam sua devoção e inspiram suas vidas no exemplo de São Francisco de Assis. Então, foi um momento de muito júbilo para a Ordem Franciscana Secular de Mariana”, disse.
Segundo o sacerdote, após a restauração e a reabertura, a igreja voltará a receber as cerimônias de casamento, aos sábados, e a Santa Missa, com a participação das crianças, aos domingos, às 16h.
Também no dia 04 de outubro, pela manhã, uma visita guiada foi realizada na Igreja São Francisco de Assis, a fim de apresentar à população detalhes dos trabalhos de restauração dos elementos estruturais e artísticos.
Fotos: Pedro Henrique Hudson
Veja também:
Igreja São Francisco de Assis, em Mariana, é reaberta após 14 anos