As pastorais sociais das paróquias da Região Mariana Leste tiveram importante encontro no último sábado, 07 de outubro, no Centro Regional de Pastoral, em Ponte Nova (MG). Na pauta, o aprofundamento sobre a Dimensão Sociopolítica em que estão inseridas.
À ocasião, 18 paróquias estiveram representadas. Já as pastorais presentes foram: Carcerária, Afro-brasileira, da Juventude, da Sobriedade, do Menor, da Criança, da Pessoa Idosa, da Saúde, a Comissão Justiça e Paz e a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP).
A coordenação regional da Dimensão Sociopolítica dirigiu os trabalhos, abertos com a apresentação de cada participante. Ainda, Gilson José de Oliveira fez uma reflexão histórica e bíblica sobre o termo pastoral.
O Vigário Episcopal da Região Mariana Leste, Padre Luiz da Paixão, apresentou as conclusões da Assembleia Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, e o Assessor Regional da Dimensão, Padre Geraldo Martins, coordenou os trabalhos de grupos e os plenários, quando se ouviu cada grupo pastoral, dando atenção especial ao estágio em que se encontra cada uma das pastorais sociais na paróquia e na região.
O encontro terminou com a apresentação da coordenação regional, o comprometimento de dar continuidade à reflexão e à organização desta Dimensão na Região Mariana Leste.
“Ficou claro para os participantes que a articulação dessa Dimensão e a consciência que cada pastoral deve ter de sua missão na sociedade são fundamentais para que o trabalho das pastorais sociais seja eficaz”, disse Gilson. “Ficou claro, ainda, o trabalho das pastorais sociais não é uma ação política em favor desta ou daquela pessoa, deste ou daquele grupo, mas tão somente a defesa da vida, da dignidade da pessoa, do compromisso com os pobres, como fez Jesus”, acrescentou.
Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista, em Viçosa
Foto: Cândida Maria/Divulgação