Agradecendo pelas vocações e comemorando o Dia do Seminário na Arquidiocese de Mariana, no próximo dia 5 de novembro, 14 seminaristas da Etapa da Configuração (Teologia) serão instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito: mais um passo na configuração a Cristo, que chama, forma e envia para o serviço do seu povo.
São eles:
A Santa Missa com o rito de instituição será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, às 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).
Segundo o Pontifical Romano, o Leitor é instituído para ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, exceto o Evangelho. Já o Acólito é instituído para auxiliar o diácono e para servir ao sacerdote nos serviços do altar, sobretudo, durante a Santa Missa.
Com uma história quase tricentenária, o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana foi fundado pelo primeiro bispo diocesano, Dom Frei Manoel da Cruz, em 20 de dezembro de 1750. O Dia do Seminário é festejado recordando essa data.
Entretanto, devido ao período de recesso, é transferida para o domingo próximo à memória de São Carlos Borromeu, celebrada em 4 de novembro, um bispo católico que foi o primeiro a pensar em um local exclusivo para a formação dos sacerdotes.
Juntos, rendamos graças a Deus pelas vocações sacerdotais da nossa Arquidiocese e peçamos ao Bom Pastor que continue a chamar jovens corajosos e generosos para a oferta de suas vidas pelo Reino.