Missões Franciscanas na Comunidade Nossa Senhora das Graças da Paróquia São João Batista realizada em maio de 2023. Foto: Pascom
A Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), promoverá em 2024 o Ano Missionário Paroquial. A iniciativa, que terá início em 4 de fevereiro e será concluída em 19 de fevereiro de 2025, está inserido nas comemorações dos 20 anos da criação da paróquia.
Em reunião realizada no último dia 14 de outubro, o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) definiu que o Ano Missionário da paróquia terá como tema “Evangelizar: semear vida, colher alegria, celebrar a libertação!” e como lema “Vão, façam que todos se tornem meus discípulos e discípulas” (cf. Mt 28,19).
Segundo o Pároco, Padre Geraldo Martins, o Ano Missionário é o caminho escolhido pela paróquia para implementar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). “Queremos, com esse Ano Missionário Paroquial, reavivar nossas comunidades como nos pede a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o PAE. A expectativa é de que façamos uma grande mobilização a fim de reanimar as famílias de nossas comunidades”, disse.
O CPP também indicou a constituição do Grupo de Animação Missionária (GAM) que terá a responsabilidade de organizar e animar o Ano Missionário. O GAM deverá apresentar a programação do Ano até final de dezembro. O CPP já aprovou, no entanto, que todas as comunidades deverão ter a missão como tema das festas de seus padroeiros/as no próximo ano.
Ainda durante a reunião do CPP no dia 14, a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança, Maria da Conceição Arruda, repassou as decisões tomadas pela 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, da qual participou nos dias 22 e 23 de setembro. Ela lembrou que a implementação do PAE e o fortalecimento dos Grupos de Reflexão foram os principais encaminhamentos da Assembleia.
O Conselho avaliou também a realização do Ano Vocacional, destacando que seu tema foi bastante refletido nas festas dos santos e santas padroeiros/as das comunidades. Avaliou também como positiva a realização da Hora Santa Vocacional em várias comunidades, embora a participação das pessoas não tenha sido numerosa.
A Coordenadora Paroquial da Pastoral da Sobriedade, Cristina Gamarano, solicitou apoio do CPP para sua Pastoral. Já a Coordenadora Paroquial de Catequese, Jaqueline Ferreira, apresentou o Projeto da Horta Agroecológica que será desenvolvido pela Escola de Energia Popular (ENEP) que conta com o apoio da Paróquia São João Batista.
Ao final, foi apresentado o calendário com as datas das festas dos padroeiros/as das Comunidades para 2024. O tesoureiro paroquial, Lidson Lehner, informou como estão as obras que a paróquia realiza na comunidade de Pau de Cedro e no salão paroquial.
Texto e fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São João Batista, em Viçosa