quinta-feira

, 04 de julho de 2024

Paróquia São Pedro, em Ponte Nova, celebra pela primeira vez o Holywins

09 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Paróquia São Pedro, em Ponte Nova, celebrou pela primeira vez, neste ano, o Holywins: uma iniciativa da Igreja Católica para comemorar o dia de Todos os Santos. Surgida em Paris, em 2002, essa festividade se espalhou pelo mundo e tem como objetivo principal estimular a busca pela verdadeira santidade. No Brasil, vem sendo celebrado em várias paróquias.

Numa parceria da Pastoral da Comunicação (Pascom), com a Catequese, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da paróquia e da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, a Pastoral Familiar e a Pastoral da Acolhida, a missa das 9h do dia 5 de novembro foi marcada pela “energia” de todos os Santos e Santas e pelo envolvimento das famílias que vestiram seus filhos dos santos e santas de sua devoção.

A celebração foi rica em significados porque contou com a alegria, espontaneidade e vivacidade das crianças de toda a comunidade paroquial. Para reflexão das famílias, ao final da celebração, foi lido o texto “Família: Berço da Santidade” pelo Casal Coordenador Forânico de Ponte Nova da Pastoral Familiar.

Após a missa, a distribuição de pipoca e algodão-doce completou a alegria da criançada. Numa Igreja Sinodal, há espaço, também, para as crianças!

Leia o texto “Família: Berço da Santidade” na íntegra abaixo:

Família: berço da santidade

Neste dia da Grande Festa, que devemos esperar ansiosamente entrar, lembramos nossos irmãos e irmãs que já vivem na Glória Celeste. O HOLYWINS — que significa “A Santidade Vence” — é mais do que uma festa ou caracterização por meio de vestes de santos e santas, é a visualização do céu já aqui na Terra. É pelas crianças, pequenos e pequenas de corações puros, que já podemos vislumbrar a face de Deus.

Somos todos chamados e chamadas a sermos santos e santas: seguidores e imitadores de Cristo Jesus. Somos convidados e convidadas todos os dias a abrir nossos lares para acolhermos as luzes do Santo Espírito de Deus e transformar aquele “pedacinho de chão” em “pedacinho de céu”.

Deus nos chama a santificarmos nossas famílias a todo momento sem cessar. Ele nos chama porque nos ama. E por esse amor infinito de Pai por seus filhos e filhas, somos instigados a sermos “espelhos” de Seu Filho Jesus Cristo, vivendo a Santidade. Santidade no matrimônio, vivida no leito conjugal e também na castidade. Santidade que é a escola catequética que deve ser a base de ensino na vida de nossos filhos e filhas. Santidade na doação e na comunhão do pão nosso de cada dia ao redor da mesa. Procurar viver uma vida santificante e santificadora nos leva à felicidade almejada, à sabedoria esperada e à fortaleza aspirada.

Quão felizes são os pais e mães – que apesar das dores, lutas e sofrimentos que passam – sabem que estão colocando seus pequenos e pequenas a trilhar um caminho reto ao Céu. Quão sábios são os pais e mães – que apesar das relativizações pregadas pelo mundo – ensinam suas crianças que apesar de estarmos no mundo, não pertencemos a ele, pois somos cidadãos e cidadãs do infinito. Quão fortes são os pais e mães – que apesar dos frequentes ataques do maligno perante a sociedade que exalta e cultua cada dia mais uma cultura de morte, de descarte e do materialismo exacerbado – mostram à sua prole o verdadeiro valor da vida, da comunhão e do acolhimento.

É por meio da família que Deus trouxe a perfeita e plena santidade ao mundo em Jesus Cristo. A família foi instituída por Deus para ser o berço de toda santidade. Em nossa Igreja, temos milhares de santos e santas elevados a glória dos altares, não por si próprios, mas pelo que foram em suas vidas e martírios em comunhão com Cristo Jesus. No céu, há incontáveis santos e santas que até nunca nem saberemos o nome aqui na Terra, mas já estão face a face com Deus gozando da alegria eterna. Queira ser santo e santa. Queira santificar o seu lar.

A partir de hoje, não tenha mais vergonha de dizer ao mundo:

– SIM, QUERO SER SANTO! SIM, O MEU LUGAR É NO CÉU!


Final da Missa de Todos os Santos – Holywins – A Santidade Vence.

Textos e fotos: Pascom da Paróquia São Pedro (Ponte Nova)