Ocorrendo pela primeira vez na Região Mariana Sul, a Pastoral da Saúde realizou seu primeiro Seminário Regional no dia 2 de dezembro, no Centro Regional de Pastoral, em Barbacena (MG). Com convite destinado a agentes, coordenadores e beneficiados pela pastoral, 30 pessoas compareceram e participaram das palestras agendadas.
Seguindo a programação proposta, a primeira conferência do evento teve como tema “Pastoral da Saúde: Vem para contribuir na humanização do atendimento aos doentes, no cuidado com a espiritualidade e na luta pela dignidade, sobretudo dos mais pobres e vulneráveis” e a assessoria da Psicóloga Bianca Andréia de Oliveira Nascimento.
Em seguida, a Assistente Social do Instituto José Luiz Ferreira, em Barbacena, Lenici Florêncio da Costa, falou aos presentes sobre “Trabalho Social: uma ação necessária”. A Promoção da Saúde foi o tema da palestra seguinte, com a contribuição da Enfermeira Andréia Aparecida Bernardo, atuante e parceira da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, e contribuinte da Pastoral da Saúde na paróquia.
Já a Farmacêutica Aila Patrizia, que atua também na pastoral, conversou com os presentes sobre medicamentos, tema da última palestra.
A Pastoral da Saúde está presente, atualmente, em cinco paróquias da Região Sul, todas em Barbacena. A ideia da pastoral é, com a retomada dos trabalhos pós-pandemia, ampliar o número de paróquias para atender aqueles que necessitam.
Na prática, o trabalho da pastoral é em parceria com os postos de saúde da cidade, além de contar com alguns profissionais como médicos, fisioterapeutas e psicólogos, que doam o seu tempo atendendo gratuitamente os necessitados que vem até as paróquias em busca de auxílio.
Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Foto: Débora Cristina de Oliveira Mendes