Missa em ação de graças pela vida consagrada realizada na Catedral de Mariana em fevereiro de 2023. Foto: Thalia Gonçalves
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), será altar para louvar e agradecer a Deus pela vida consagrada presente nesta Arquidiocese neste sábado, 3 de fevereiro. A celebração será realizada às 10h e terá a presidência do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.
Comemorado em 2 de fevereiro, o Dia Mundial da Vida Consagrada é celebrado desde 1997 na Festa da Apresentação do Senhor. A data, criada pelo Papa João Paulo II, é um momento para refletir sobre a missão e a importância dos (as) consagrados (as) na Igreja.
No ano passado, em mensagem para a ocasião, o Papa Francisco destacou que “todos juntos somos membros da Igreja, e a Igreja está em missão desde o primeiro dia, enviada pelo Senhor Ressuscitado, e assim será até ao último, pelo poder do seu Espírito”.
“E no Povo de Deus, enviado para levar o Evangelho a todos os homens, vós, consagrados, desempenhais um papel especial, que deriva do dom especial que recebestes: um dom que dá ao vosso testemunho um caráter e um valor peculiar, pelo próprio facto de serdes totalmente dedicados a Deus e ao seu Reino, na pobreza, virgindade e obediência. Se na Igreja cada um é uma missão, cada um e cada uma de vós o é com uma graça própria como pessoa consagrada”, enfatizou o Santo Padre.