Banca das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), promoveu, pela primeira vez, uma Feira Vocacional. O evento aconteceu no dia 19 de maio, de 10h às 18h, no salão paroquial, e teve como objetivo despertar em cada paroquiano a consciência da missão evangelizadora que advém do Batismo.
Diante dessa condição, cada pessoa é chamada a ser membro ativo na Igreja, de modo a expressar sua filiação divina e pertença a Cristo. Por isso, o cristão precisa de orar e estar atento à voz do Senhor que chama sem cessar.
A Feira Vocacional começou a ser organizada a partir do dia 14 de janeiro deste ano pela Equipe Vocacional Paroquial (EVP). Iluminados pelo Espírito Santo, foram quatro meses de preparação, por meio de reuniões com o pároco, com os coordenadores de pastorais, movimentos, das comunidades e da catequese, além de oração, de lembrete pelos grupos de WhatsApp, comunicados no Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), entre outros. O trabalho foi intenso e persistente, não só para preparar, mas para divulgar e fazer acontecer a Feira Vocacional.
A preparação do evento envolveu todas as 26 pastorais e movimentos existentes na paróquia, além da comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que realizam o seu serviço de evangelização nesta comunidade de fé. Esses grupos foram convidados a repensar a própria identidade e missão, a usar de sua criatividade para partilhar seu trabalho com as demais pessoas e a convidá-las a fazer parte de seu serviço na comunidade.
Essa partilha iniciou-se com as turmas de catequese da zona urbana, que foram visitadas por uma pastoral ou movimento. A partir do que lhe foi transmitido, os catequizandos, auxiliados pelo seu catequista, produziram materiais para a exposição no dia da Feira. Além da visita às turmas de catequese, os grupos tiveram a oportunidade de expor, de modo belo e criativo, o seu trabalho, os símbolos e serviços em barraquinhas instaladas no Salão Paroquial.
O Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, também se fez presente com a participação do Promotor Vocacional da Arquidiocese, Padre Rosemar Marcos Condé, e dos seminaristas, Marlon e Samuelson. À ocasião, o sacerdote abriu e encerrou o evento, presidindo a Santa Missa às 9h e às 19h na Igreja Matriz.
A Coordenadora da EVP, Irmã Isabel, recordou que a Feira só foi possível devido ao incentivo do Padre Vitor Campos, que inicialmente desafiou a EVP realizar o evento, e pela docilidade, entusiasmo e generosidade de todos os coordenadores e agentes das pastorais e movimentos.
“A Feira fez aparecer uma chuva de carismas, dons, talentos, criatividade e iniciativas. […] Envolvemos as pastorais e movimentos, que agiram na comunidade, que de modo dócil e obediente, deu lugar ao Espírito e ele fez acontecer. Por isso, aconteceu o grande Mutirão de Evangelização, em que paroquiano evangelizou paroquiano. Algo inédito, maravilhoso, que se tornou um verdadeiro show no Salão Paroquial”, disse a religiosa.
Texto: Irmã Isabel
Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Piranga.