Dom Edmar José da Silva foi acolhido na noite desta quarta-feira, 5 de junho, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). A celebração eucarística, que marcou o início do seu ministério, foi realizada no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia e contou do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, além de fiéis leigos e integrantes do clero marianense.
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que agradeceu a participação de cada peregrino presente para rezar pelo início da nova missão de Dom Edmar.
“Experimento a alegria de estar reunido neste cenáculo Eucarístico, rezando para que o ministério de Dom Edmar seja muito fecundo. Entrar em uma diocese é ingressar em uma escola de serviços. Tenho certeza de que Dom Edmar trará muitas contribuições para a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse o Dom Walmor.
Em seguida, o vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb) leu o ato de nomeação em que o Papa Francisco confia a Dom Edmar a missão de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao final da leitura, o prelado foi recepcionado por muitos aplausos.
Ao final da celebração, Dom Edmar dirigiu uma mensagem aos presentes, agradecendo a presença e enfatizando que todos têm a missão de sempre reavivar a chama da vocação e anunciar o Evangelho com coragem.
“O Evangelho nos chama ao cultivo da esperança, que transcende o tempo presente. Sejamos promotores da vida no tempo presente, anunciadores da vida plena que nos aguarda no encontro com Deus. Quem se abre a essa esperança, nunca se decepciona”, afirmou Dom Edmar.
Lembrando de São Bonifácio, celebrado no dia 5, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte disse que a fé cristã tem “dimensão martirial”. “Há o martírio heroico, como foi o de São Bonifácio, mas também há aquele cotidiano, de serviços, superando com coragem as dificuldades da vida, para oferecermos um testemunho qualificado”, reforçou.
Nomeado pelo Papa Francisco para a missão de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte em 6 de março, Dom Edmar José da Silva tem como origem o clero de Mariana, sendo o oitavo sacerdote chamado ao episcopado desde 2012. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 11 de maio, em Alto Rio Doce (MG), diante da presença de milhares de pessoas.
Texto e foto de capa: Arquidiocese de Belo Horizonte