Entrega do diploma de bênção enviado pelo Papa Francisco. Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova
O Padre Luiz Cláudio Vieira festejou, em 29 de maio, 25 anos de sua ordenação presbiteral. Filho da Arquidiocese de Mariana e atualmente incardinado no clero de São Paulo (SP), o sacerdote comemorou o seu Jubileu de Prata Sacerdotal com missas em ação de graças em paróquias desta Igreja Particular.
No dia 31 de maio, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), acolheu a celebração dos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Luiz Cláudio, onde foi administrador paroquial entre 15 de dezembro de 1999 e 1º de fevereiro de 2004.
A celebração foi concelebrada pelos Padres Fabiano Alves de Assis e Afrânio Vieira de Almeida e contou com grande participação dos fiéis. O Padre Márcio Henrique também esteve presente para cumprimentar o jubilando e ex-professor e formador do seu período de Seminário.
À ocasião, Padre Luiz Cláudio lembrou de tantos fatos marcantes durante o seu paroquiato em Piedade de Ponte Nova, como as pessoas que o auxiliaram no início de seu ministério sacerdotal.
Ao final da Missa, muitas foram as homenagens organizadas pelos fiéis para celebrar dignamente os 25 anos de sacerdócio do ex-Administrador Paroquial e jubilando.
A senhora Leila Veiga declamou um poema ao Bom Pastor, homenageando o Pastor Supremo, Jesus Cristo, que não deixa de honrar a Paróquia Nossa Senhora da Piedade com bons pastores, dentre eles, o jubilando da noite.
O Pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, entregou uma placa ao jubilando em nome dos paroquianos, em que agradecem ao Padre Luiz Cláudio pelo tempo que esteve à frente desta comunidade fé.
A homenagem destaca que o jubilando foi um “padre zeloso, construtor de Igreja, organizador de comunidades e pastorais, incentivador dos jovens, professor de ensino religioso e dedicado na caridade”. Ainda, também lhe foi entregue um diploma da bênção pontifícia enviada pelo Papa Francisco.
Na oportunidade, Padre Fabiano consagrou o ministério sacerdotal de Padre Luiz Cláudio e de toda a comunidade presente à intercessão da Senhora da Piedade, padroeira da paróquia. Por fim, a paroquiana Sônia Albuquerque leu uma mensagem que resume bem o paroquiato do jubilando.
Para o Pároco, “foi um momento de muita graça de Deus encerrar o mês de maio e celebrar a Festa da Visitação da Virgem Maria, neste contexto de cem anos da ereção canônica da nossa paróquia, tendo a Missa presidida por um padre que já trabalhou em nossa terra e que tanto bem fez a este povo, que hoje vem agradecido celebrar com ele 25 anos de fecundo ministério sacerdotal”.
Já no domingo, 2 de junho, o sacerdote presidiu a celebração em ação de graças na Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG). Essa foi a última comunidade de fé que ele atuou antes de incardinar ao clero da Arquidiocese de São Paulo (SP).
A celebração foi realizada na Igreja Matriz e contou com a participação marcante de fiéis e de familiares do jubilando. O Pároco, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, também esteve presente, concelebrando a Santa Missa.
Durante a homilia, Padre Luiz Cláudio estabeleceu um elo entre o seu chamado ao sacerdócio e o “sim” da escolha ao chamado de Deus, oferecendo rica reflexão entre o Evangelho do dia e as leituras que compuseram a Liturgia da Palavra.
Ainda na reflexão do Evangelho, ele recordou as paróquias onde atuou durante os 25 anos de sacerdócio, demostrando alegria e gratidão pelo engrandecimento de sua vida sacerdotal. Uma doação, de vida consagrada a Deus, fazendo de seu trabalho diário, dentre eles, o culto litúrgico de amor e entrega ao Povo de Deus, a ti confiado.
No final da celebração, Padre Luiz Cláudio foi presenteado pela Coordenação Paroquial com uma placa em memória de gratidão e votos de felicidades.
Padre Luiz Claúdio Vieira é natural da cidade de Tabuleiro (MG). Foi ordenado diácono em 1º de novembro de 1998 e presbítero em 29 de maio de 1999. Desde março de 2022, é incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo (SP).
Texto: Com informações da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova, e Maria das Graças Schinniger Assun Garcia/Paróquia Bom Pastor, em Barbacena