quarta-feira

, 25 de dezembro de 2024

Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Saúde participa de encontro em Mariana

12 de junho de 2024 Arquidiocese

A Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Saúde esteve reunida no último sábado, 8 de junho, Centro de Pastoral, em Mariana (MG). O encontro contou com a participação de 20 agentes de diversas paróquias das regiões Norte, Oeste e Sul e foi conduzido pela Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Saúde, Maria do Carmo Viana.

Após um momento de acolhida e apresentação dos presentes, a reunião iniciou-se com a oração e uma reflexão a partir do texto “Unidos na Missão” de autoria do Arcebispo Metropolitano de São Salvador (BA), Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

Em seguida, Maria do Carmo conduziu um momento de trabalho de grupo, quando os agentes foram convidados e refletir e discutir os seguintes pontos:

  1. Conheço o serviço de Saúde ofertado em minha comunidade?
  2. Que ações básicas de saúde são efetivas em minha comunidade?
  3. As pessoas em minha comunidade entendem que podem ser agentes de sua própria saúde ou ainda são apenas objetos de cuidado?

Durante a dinâmica, constatou-se que todos conhecem os serviços de saúde disponíveis em sua comunidade, porém nem todos tem acesso a tudo que necessita. Outro ponto levantado foi que as ações básicas de saúde que atende a todos são também praticamente as mesmas: consultas, vacinas, exames, presença do Programa de Saúde Familiar (PSF), medicações ofertadas, óculos gratuitos, doações de fraudas, além dos postos e hospitais que atendem a população.

Sobre a questão ser agente de sua própria saúde, foi destacada a importância do autocuidado, bem como não ser apenas objeto de cuidado do outro, mas também retribuir essa atenção. Além disso, apontou-se que muitas pessoas ainda precisam de um atendimento em casa, como os idosos ou pessoas com deficiências, mas que às vezes não procuram nem aceitam o cuidado.

Outro ponto frisado foi a importância do trabalho do agente da saúde de ir atrás de informações para ajudar às pessoas necessitadas a terem clareza dos seus direitos, inclusive, procurando ter acesso ao Conselho Municipal de Saúde para saber como andas as ações planejadas para a saúde no município e suas comunidades.

O Assessor Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Marcelo Moreira Santiago, visitou o grupo e demonstrou alegria ao vê-lo reunido e os relatos partilhados. “Nesses tempos de uma realidade tão pesada, o trabalho do agente de saúde se reconhecendo no Jesus que cura das chagas, das feridas do outro, levando o apoio humano e espiritual, é muito importante, não só no cuidado humano, mas seguindo em busca de políticas públicas de cuidado e nas buscas dos direitos”, reforçou.

Atualmente, a Pastoral da Saúde está sem assessoria na Arquidiocese de Mariana. A próxima reunião da Equipe Arquidiocesana está prevista para 21 de setembro.

Texto e foto: Edina da Silva Marciano – Secretária Arquidiocesana de Pastoral