domingo

, 30 de junho de 2024

Missa em ação de graças recorda os seis anos da posse de Dom Airton na Arquidiocese de Mariana

24 de junho de 2024 Arquidiocese

Louvando a Deus pelo pastoreio do seu Arcebispo Metropolitano, a Arquidiocese de Mariana celebrou neste domingo, 23 de junho, os seis anos da posse canônica de Dom Airton José dos Santos.

Na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), uma missa em ação de graças foi realizada, às 19h30, reunindo a comunidade paroquial, seminaristas e as religiosas do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM), vindas da Diocese de Santo Amaro (SP).

Presidida pelo próprio Arcebispo, a celebração eucarística foi concelebrada pelo Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, e pelo Padre Gleidson Queiroz, do Instituto do Verbo Encarnado (IVE).

Também esteve presente o Diácono Harley Duarte Carneiro, IVE, que juntamente com o sacerdote religioso acompanha as irmãs em uma peregrinação para conhecer os beatos e servos de Deus mineiros. Antes da missa, durante a tarde, o grupo havia participado de uma reunião com Dom Airton.

Religiosas do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM) e Religiosos do Instituto do Verbo Encarnado, residentes na Diocese de Santo Amaro (SP), estiveram presentes na celebração.

Refletindo sobre a liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum, Dom Airton destacou na homilia a importância de cada um confiar em Deus, pois Ele não abandona os seus filhos.

“Se temos fé, se somos amparados pela graça de Deus, Ele vai nos proteger de todo perigo, de todo mal”, afirmou. Para isso, segundo Dom Airton, é preciso abrir os nossos braços como uma criança que, por confiar no pai, se joga em seu braço, pois sabe que ele a segurará.

“Nós não temos essa simplicidade da fé”, constatou. “É preciso recuperá-la para confiar cada vez mais na ação de Deus em nossa vida”, reforçou.

“Deus não nos abandona”, ressaltou o Arcebispo durante a celebração.

O Bom Pastor cuida das suas ovelhas

Após a comunhão, Dom Airton recebeu homenagens da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

“Nosso coração agradecido se une ao Coração de Jesus, orando por esta estada de seis anos, na Arquidiocese de Mariana, pedindo-lhe com amor, que continue cuidando do nosso Bom Pastor, o Senhor, Dom Airton, para permanecer nos brindando com seu pastoreio, âncora, em nosso meio.

Da posse canônica até hoje, quantas preciosidades para nós. Além das missas, ordenações, crismas e, visitas pastorais, o incentivo à devoção intensa à Maria, estimulando os fiéis a viver com esperança e ser bênção na vida do outro.  Vale ressaltar o respeito à religiosidade popular, nas orações e procissões, participando dos atos de piedade, fé e de amor”, disse a paroquiana Sueli de Souza Soares, representando toda comunidade paroquial da Catedral de Mariana.

Dom Airton recebe os cumprimentos de Sueli.

Seis anos na Arquidiocese de Mariana

Empossado como sexto Arcebispo Metropolitano de Mariana em 23 de junho de 2018, para Dom Airton, recordar essa data é uma oportunidade de rever sua caminhada nesta Igreja Particular ao longo dos anos, tendo em perspectiva o futuro.

“Celebrar em ação de graças pela posse canônica é também se propor novamente a fazer o que é necessário para a vida dessa Igreja Particular”, declarou.

Segundo ele, isso implica responder aos desafios existentes. “Essas respostas não são só minhas, do Arcebispo; são juntamente com os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, os leigos e leigas que estão nas paróquias”, ponderou.

Aniversário natalício

Já nesta terça-feira, 25 de junho, o Arcebispo Metropolitano comemora seu aniversário natalício. À oportunidade, uma missa em ação de graças será celebrada, às 18h30, na Catedral de Mariana.

Texto e fotos: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana