No dia 20 de junho, os presbíteros da Região Mariana Sul estiveram reunidos no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG), partilhando sobre a vida e o ministério presbiteral.
Com a participação da maioria dos padres que hoje atuam nas 32 paróquias que compõem a região, o Representante dos Presbíteros na Região, Padre José Julião da Silva, e o Vigário Episcopal, Padre Adelson Clemente, promoveram um momento de partilhas e também momento de ouvirem os anseios dos padres que hoje vivenciam a vida paroquial.
“Percebemos que há um grande anseio dos padres e muitos carecem de uma motivação para seus trabalhos. Ao mesmo tempo há muitos sinais bonitos de esperança: a comunhão, a fraternidade”, relatou Padre Adelson.
Segundo Padre José Julião, é importante ouvir os irmãos de sacerdócio e levar sempre até eles palavras de esperança e motivação, de forma a incentivar os trabalhos de cada um em suas paróquias e pastorais.
O Vigário Forâneo de Alto Rio Doce, Padre Rodrigo Marcos, enfatizou a importância de momentos como esse. “Todo encontro fortalece, revigora e renova o coração de esperança. Mais que resolver questões burocráticas ou administrativas, encontrar-se entre irmãos para fortalecer os laços de fraternidade entre nós. Uma boa prosa, uma boa partilha, uma boa convivência. Sempre bom para nos lembrar que não estamos sós”, disse.
Para o Vigário Forâneo de Barbacena, Padre Lucas Germano, é sempre uma alegria estar com os irmãos presbíteros. “A proposta da reunião nos ajudou a partilhar sobre nossa caminhada e saber que não caminhamos solitários, pois fazemos parte de um único presbitério, sinal de comunhão. As atividades propostas pela Região Pastoral e também pela Arquidiocese motiva nossas comunidades e nos encoraja para a missão”, enfatizou.
Ao final do encontro, Padre Sebastião César Moreira, OCS, da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote e administrador da Casa do Padre, que trouxe aos presentes situações rotineiras da casa, ressaltando a importância de visitas aos padres cuidados e o quanto eles precisam dessa interação com os irmãos presbíteros. Padre Sebastião enfatizou que as visitas de leigos também são bem vindas, informando o horário de 9h às 11h e 15h às 18h.
Texto e foto: Pe. Adelson Laurindo Sampaio Clemente