Pedra Bonita, na Região Pastoral Mariana Leste, acolheu 60 pessoas de dez cidades para a quinta edição do Acampamento Maanaim, de 5 a 8 de setembro. Na Paróquia São José a iniciativa começou em 2017.
“Participar do Manaaim 2019 em Pedra Bonita foi uma experiência incrível do amor de Deus, diferente de tudo que já vivenciei. O acampamento me ajudou a tomar decisões e me ensinou sobre viver o abandono aos cuidados de Deus, creio que todos devem fazer a experiência de viver um amor assim”, conta Letícia Justimiano Gomes, da Paróquia São João Batista, de Matipó.
As atividades do acampamento acontecem ao ar livre com a intenção de dar a oportunidade de perceber que a natureza dá sinais do amor de Deus. É o que revela a coordenadora Tuany Santana Vicente Vasconcelos, que reforça que esta quinta edição atingiu seu objetivo. “Ocorreu dentro do planejado e no tempo de Deus”, diz.
O pároco, padre Geraldo Trindade, o recém-nomeado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Sericita, padre Vanderlei Gomes Guimarães, e o pároco da Paróquia São José, de Barra Longa, padre Rodrigo Marcos Ferreira, estiveram presentes.
O acampamento acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e setembro. As datas dos próximos ainda não foram fechadas. Os interessados podem acompanhar a página da Paróquia no Facebook
Acampamento Maanaim
“O acampamento Maanaim é um acampamento que trabalha a reconciliação; reconciliação com Deus, com o próximo e consigo mesmo através da natureza”, define Tuny. Inspirado no texto bíblico de Gênesis 32 e 33, que narra a reconciliação dos irmãos Esaú e Jacó. Em Pedra Bonita, o acampamento acontece em quatro dias na zona rural da cidade, com o foco de abrangência na Forania de Abre Campo, da qual a cidade pertence.
“Tem chamado a atenção de outras cidades, de outras foranias e, até mesmo, outras dioceses, como por exemplo nessa 5ª edição tivemos a participação de jovens da Diocese de Caratinga”, expõe a coordenadora.
O acampamento não tem um público alvo específico, há jovens, adultos, pessoas inseridas ou não nas comunidades eclesiais. Mas há o pré-requisito do participante ter mais de 17 anos. “O acampamento tem o intuito de formar lideranças para Igreja, mas os frutos que Deus tem nos dado vai muito além, tem sido sustento para os grupos de oração da nossa forania e testemunhamos muitas graças, através de cada detalhe, principalmente através da natureza, pois acreditamos que através dela Deus nos fala”, explica Tuany.
Em Pedra Bonita, o acampamento surgiu em 2017, através do Conselho Forânico da Renovação Carismática Católica que, em uma reunião, diante dos desafios da evangelização apresentados, acolheu a sugestão do padre D’Artagnan, que na época era pároco em Pedra Bonita. “Ele conhecia o acampamento e, sem imaginar a imensidão da graça que esse movimento poderia agregar, trouxe a ideia de realizar aqui, contando com a equipe Maanaim de Barbacena. Hoje, após o V acampamento vemos como tem sido um divisor de águas em nosso meio, podemos ver e colher frutos, e palpar os milagres e a presença de Deus no próximo”.
Fotos: Acampamento Maanaim, Pedra Bonita