Chegou ao fim, nesta sexta-feira, 5 de julho, a segunda edição do Retiro dos Presbíteros do ano de 2024. Para o encerramento foi celebrada a Santa Missa com a presença dos sacerdotes marianenses, na capela do Seminário São José, em Mariana (MG). A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Diamantina, Dom João Bosco Oliver de Faria.
A cerimônia foi concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Bispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, e contou com a presença de 61 padres.
Após a leitura do Santo Evangelho de Mateus (Mt 9, 9-13), Dom João Bosco refletiu que Maria desde a sua concepção foi preparada “para ser a mãe daquele que viria trazer a humanidade de volta aos braços do Pai”. O eclesiástico reiterou que a devoção simples do povo à Nossa Senhora preserva a fé no coração.
Durante as preces, Dom Airton pediu a Deus conforto aos padres que enfrentam dificuldades na saúde.
“Rezemos pelos nossos padres adoentados, que tem dificuldades com a saúde […] que Deus conforte a todos aqueles que tem esta missão de dar testemunho no sofrimento, rezemos ao Senhor”, rogou o Arcebispo.
Ao fim da celebração, o prelado agradeceu aos sacerdotes por terem se colocado à disposição para viver o retiro. Durante sua fala, o Arcebispo de Mariana fez um agradecimento especial a Dom João Bosco por exercer a função de pregador do retiro, e a Dom Barroso por participar deste momento final.
Dom Barroso por sua vez, em seu discurso, recordou sua velha amizade com o prelado Emérito de Diamantina. Na oportunidade, o Bispo Emérito do Oliveira confidenciou que conheceu Dom João Bosco ainda quando ele era seminarista.
Antes de dar a benção final, Dom João Bosco aproveitou o momento e também manifestou sua gratidão por colaborar com o retiro. Agradeceu presença constante de Dom Airton, que se desdobrou entre suas muitas funções, para se fazer presente durante a programação. O Arcebispo Emérito compartilhou, ainda na oportunidade, que se sente eternamente grato pela amizade Dom Barroso, e recorda com carinho que ele foi o único Bispo a comparecer no velório de seu irmão.
Em entrevista para o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), o Pároco da Paróquia Santa Barbara, em Santa Barbara do Tugúrio (MG), Padre Wagner José Nascimento Balbino, afirmou que o retiro foi um momento de reforçar a graça do ministério sacerdotal, e trazer a esperança de viver em amor a Jesus Cristo. Ainda no depoimento, Padre Wagner expressou a importância da experiência sacerdotal de Dom João Bosco na condução do retiro.
“Sou Padre novo, então inspira muito a experiência de um bispo que tem uma caminhada bonita de vocação, de vivência do ministério sacerdotal, e isso vai servindo para nós como inspiração para que nós consigamos viver bem a nossa vocação”, relata o sacerdote.
Realizado na Casa de Teologia do Seminário São José, em Mariana (MG), esta foi a segunda edição do Retiro dos Presbíteros, no ano de 2024.
Realizado anualmente, são realizadas duas edições do Retiro dos Presbíteros por ano, uma em cada semestre. Em fevereiro, reunindo cerca de 60 padres na Fazenda Borda do Campo, em Antônio Carlos (MG), a primeira edição foi assessorada pelo formador do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo de Souza Reis.
Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana